MENU

Com visita a Uniforja, sindicalistas de Ipatinga terminam ciclo de atividades no ABC

Publicado: 22 Março, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Crédito: Ana Carla/Uniforja
Paulo Cayres acompanhou sindicalistas na UniforjaPaulo Cayres acompanhou sindicalistas na Uniforja
Paulo Cayres (em pé, ao centro) acompanhou sindicalistas na visita à Uniforja, que é administrada por trabalhadores em sistema de cooperativa

Com visita à Uniforja, em Diadema (SP), foi encerrado nesta sexta-feira (22) o ciclo de atividades dos diretores eleitos do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (MG) no ABC paulista. O objetivo foi o de conhecer de perto a organização dos metalúrgicos cutistas.  As atividades foram organizadas pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

A nova direção do Sindicato de Ipatinga – eleita em janeiro – tomará posse em 12 de julho e pretende inaugurar uma nova etapa na atuação da entidade, voltada de fato para a organização e a representação dos trabalhadores da região conhecida como Vale do Aço e cuja principal empresa é a Usiminas.

Na Uniforja, a delegação de nove sindicalistas de Ipatinga teve contato de perto com uma experiência de economia solidária. A empresa foi assumida pelos trabalhadores em meados dos anos 2000 e é administrada em sistema de cooperativa. Hoje é a maior fabricante de aneis, flanges e conexões de aço forjado da América do Sul.

Ontem (21), os dirigentes sindicais mineiros  visitaram a planta da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, tendo contato com o Comitê Sindical da Empresa (CSE) e conhecendo a estrutura de organização dos trabalhadores na fábrica. Na véspera, eles participaram do Curso de Formação Trabalho e Cidadania, ministrado na sede da CNM/CUT, também em São Bernardo do Campo, que é desenvolvido em parceria com o Sindiato dos Metalúrgicos do ABC.

O tema do curso foi a negociação coletiva e, na avaliação dos sindicalistas de Ipatinga, ele foi muito importante para que eles possam estar preparados para o primeiro grande desafio que terão ao assumir o comando do Sindicato: a campanha salarial, cuja data-base é 1º de novembro.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)