MENU

Ação contra o preconceito racial é foco de evento internacional no dia 14

Em Guarulhos (SP), seminário promovido pela CNM/CUT reunirá sindicalistas de todo o mundo e ativistas dos direitos dos afro-descendentes, como o ator Danny Glover.

Publicado: 11 Abril, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
- -
 

Será realizado, na manhã da próxima terça-feira (14), o Seminário “Impactos do Racismo no Mundo do Trabalho”. O evento reunirá cerca de 300 participantes, em Guarulhos (SP), e tem o objetivo de discutir o racismo nas relações de trabalho e ações concretas para o enfrentamento da desigualdade racial no mundo. O seminário, que contará com a presença do ator norte-americano Danny Glover, é a última atividade que precede o 9º Congresso Nacional dos (as) Metalúrgicos (as) da CUT, que acontece entre os dias 14 a 17 de abril no mesmo local.

Os dois eventos são organizados pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), assim como a 3ª Conferência Nacional das Mulheres Metalúrgicas da CUT - que acontece na tarde do dia 12 e na manhã do dia 13 - e o outro Seminário Internacional, "Ação Global em Defesa do Trabalho Decente na Indústria", que será na tarde do dia 13 (confira os links com as programações ao final).

A secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT, Christiane Aparecida dos Santos, destaca que o Seminário é inédito na história da Confederação e não é um evento destinado apenas para negros (as). “O Seminário vai contribuir ainda mais com as iniciativas da Secretaria de Igualdade Racial. É uma atividade para aqueles que militam na área, para quem é contra o racismo e acredita que a sociedade não deva ter desigualdades. Os trabalhadores negros recebem menos, tgêm nenos oportunidades de trabalho e na sociedade e diariamente sofrem com o preconceito”, diz.

A secretária lembrou do estudo da Subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) da CNM/CUT feito em 2014, que aponta que, a exemplo do que ocorre no mercado de trabalho como um todo, na categoria metalúrgica os negros recebem salários inferiores aos dos não-negros (leia o estudo completo aqui).

Segundo esse levantamento do Dieese, os metalúrgicos negros recebem 72,3% da remuneração paga aos não-negros. No caso das mulheres negras, a diferença é ainda maior: o salário pago a elas é menos da metade da remuneração do metalúrgico não-negro, equivalendo a 49,9%.
 

Crédito: CNM/CUT
Christiane dos Santos Christiane dos Santos
Christiane dos Santos 

Ao lado de Christiane na mesa de abertura, estarão presentes o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, a secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, e uma representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

No primeiro painel do evento serão discutidas as dificuldades de inclusão da população negra na sociedade de classes e no mercado de trabalho. Para isso, foi convidado Silvio Luiz de Almeida, doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Instituto Luiz Gama, organização que atua na defesa das causas populares, com ênfase nas questões sobre negros, minorias e os direitos humanos.

Já o segundo painel terá a presença do ator Danny Glover, que preside o Fórum TransAfrica – maior e mais antiga ONG dedicada aos direitos da comunidade afrodescendente e que apoia o movimento de filiação dos metalúrgicos no United Auto Workers (sindicato dos metalúrgicos nas montadoras dos EUA). A seu lado, estará James Counts Early, diretor de Política de Herança Cultural do Smithsonian Institute, organização focada em temas culturais e educacionais nos Estados Unidos. Os convidados vão relatar suas experiências e resultados das campanhas de solidariedade às organizações sindicais dos trabalhadores nos EUA e América Central.

Confira aqui a programação completa do Seminário “Impactos do Racismo no Mundo do Trabalho”. E acesse abaixo as programações dos demais eventos:

9º Congresso Nacional dos (as) Metalúrgicos da CUT

Conferência Nacional das Mulheres Metalúrgicas da CUT

Seminário Internacional "Ação Global em Defesa do Trabalho Decente na Indústria"

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)