MENU

Companhia Siderúrgica Nacional cobra recursos da União para ferrovia

Publicado: 13 Fevereiro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O empresário Benjamin Steinbruch, dono da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), cobrou ontem do governo federal a liberação de recursos para a construção da ferrovia Transnordestina. "Aquilo que compete a nós vai ser feito, mas esperamos que não faltem recursos", disse. 

Controlada pela CSN e com cerca de 1,7 mil quilômetros de extensão, a ferrovia consumirá R$ 5,4 bilhões, sendo que R$ 4,6 bilhões virão do financiamento de bancos estatais e de fundos regionais de desenvolvimento. Com pendências ambientais, fiscais e de estrutura financeira, nenhum centavo foi liberado para o projeto, tocado até agora com recursos da própria CSN. 

De acordo com Steinbruch, se o dinheiro sair, a obra estará concluída até 2010, antes do fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O próprio Lula afirmou que não sabe se chegará a obra pronta até 2010. 

Ontem, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco, Lula e Steinbruch assinaram a ordem de serviço para as obras do trecho que liga a cidade até Trindade (PE), com 163 km. 

Fonte: Valor

CSN