MENU

Companhia Siderúrgica Nacional pode cortar 3.200 funcionários

Publicado: 23 Janeiro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), segunda maior siderúrgica brasileira em aços planos, planeja um corte de 3.200 funcionários, o que representa 20% do total de 16 mil funcionários da empresa. Além disso, a mineradora Vale propôs ontem a sindicatos de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul a concessão de licença remunerada com 50% do salário-base e garantia de empregos até 31 de maio deste ano.

Segundo a reportagem, a CSN decidiu cortar 300 funcionários nesta semana - a empresa já havia afastado 200 funcionários em dezembro, totalizando 500 demissões até o momento. Além dos cortes, a CSN também decidiu conceder mais dez dias de férias coletivas a 3.500 empregados da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda --em dezembro, a empresa já havia concedido 20 dias de férias coletivas a esses 3.500 empregados.

"A CSN ainda não tomou a decisão se irá ou não levar adiante o plano de cortar 20% de seu contingente. A empresa quer esperar mais um pouco para ver como o mercado internacional reage nos próximos dias antes de bater o martelo", diz a reportagem.

Já o presidente da Vale, Roger Agnelli, disse que o programa de licença remunerada com redução de salários, em troca de garantia de empregos até maio, é temporário e tem como objetivo evitar novas demissões. Em dezembro, a Vale anunciou 1.300 demissões no mundo, sendo 20% em Minas Gerais e as demais em unidades no Brasil e pelo mundo. Outros 5.500 trabalhadores estão em férias coletivas --80% em Minas.

"A Vale continua trabalhando para evitar o máximo possível e, se possível, evitar totalmente as demissões. Nós não queremos demitir, não temos intenção de demitir. O que nós precisamos fazer é passar por um período, que eu espero que seja bastante curto, para voltar a crescer", afirmou Agnelli após encontro com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

A empresa manteve a previsão de mais investimentos para este ano, apesar da crise. Em 2008, a Vale investiu o valor recorde de US$ 10 bilhões. Neste ano, a empresa investirá mais US$ 14 bilhões.

Fonte: Folha de São Paulo

CSN