MENU

Confederação realiza seminário nacional para discutir NR 12

Evento, que começa nesta quarta (23) em São Bernardo do Campo (SP), discute importância e desafios para implantar a Norma Regulamentadora do trabalho em máquinas e prensas.

Publicado: 22 Outubro, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

--
 

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) sedia nestas quarta e quinta-feira (23 e 24) o Seminário Nacional “Trabalho em Máquinas e Prensas – A NR 12 e a Categoria Metalúrgica”.

O evento, promovido pela Secretaria de Saúde da entidade, reunirá mais de 40 dirigentes sindicais da base metalúrgica cutista de todas as regiões, discutirá os principais aspectos da Norma Regulamentadora 12, que estabelece procedimentos para garantir a segurança e a saúde dos metalúrgicos que trabalham com máquinas e prensas.

O Seminário terá a participação de técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego – que é o organismo do governo federal responsável pela edição das normas regulamentadoras voltadas para a saúde e a segurança em todos os segmentos da economia – e da Fundacentro, fundação também vinculada ao MTE e responsável por pesquisas e estudos sobre o tema. Eles abordarão a importância das NR’s no cotidiano do trabalho, os desafios e as dificuldades para a implantação da NR 12 e as últimas mudanças na Norma para aprimorar a segurança e a saúde do trabalhador.

Já o secretário de Saúde da CNM/CUT, Geordeci Menezes de Souza, falará sobre a participação da Confederação na Comissão Nacional Tripartite que discute as NRs e também a intervenção da entidade no Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde. O sindicalista, além de participar da Mesa Diretora do CNS, é, desde agosto último, coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), um dos órgãos de assessoria do Conselho.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)