MENU

Contratação de Cristiano Ronaldo pode levar a greve de metalúrgicos na Itália

Publicado: 12 Julho, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O anúncio da contratação do atacante português Cristiano Ronaldo pela Juventus, de Turim, levou a central Unione Sindicale di Base (USB) a convocar uma greve de dois dias na fábrica do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em Melfi, sul da Itália. Com aproximadamente 7 mil funcionários diretos, além de 3 mil ligados a fornecedores, e capacidade para fabricar 400 mil veículos por ano, a unidade produz o Fiat 500X e o Jeep Renegade.

Em nota, a USB afirma considerar "inaceitável" que a empresa há anos peça "enormes sacrifícios econômicos" aos trabalhadores da FCA e do CNHI, outra empresa do grupo, enquanto resolve gastar centenas de milhões de euros para contratar um jogador de futebol. De acordo com a imprensa internacional, a aquisição de Cristiano Ronaldo perante o Real Madrid atingiu € 100 milhões, aproximadamente R$ 450 milhões. Com o anúncio da paralisação, notícias de mercado reportam queda de valor nas ações do clube italiano.

De acordo com o comunicado da entidade sindical, a paralisação irá das 22h de domingo (15) às 6h de terça-feira (17). "Enquanto os trabalhadores e suas famílias apertam o cinto cada vez mais, a propriedade decide investir muito dinheiro em um único recurso humano", critica a USB, que questiona ainda a reação ao anúncio. "Discute-se com certo espanto sobre a decisão da greve, mais do que as razões apresentadas com muita clareza no comunicado." E acrescenta: "É justo isto, é normal que uma só pessoa ganhe milhões e milhares de famílias não consigam chegar até a metade do mês?".

A família Agnelli, que controla parte do grupo Fiat (o que inclui Ferrari e Chrysler), é dona do clube. Um dos herdeiros do império, Andrea Agnelli, é o atual presidente da Juventus. Segundo o jornal português Observador, foi Andrea que ontem "embarcou num jato privado, a partir do aeroporto de Pisa, rumo ao sul da Grécia, para se reunir com Cristiano Ronaldo". O contrato será por quatro temporadas, até 30 de junho de 2022.

(Fonte: Rede Brasil Atual)