QUA, 01 de abr / 2015

Coordenadores de redes sindicais participam de curso capacitação em SP

Crédito: Divulgação/IOS
Encontro
Encontro reuniu representantes de diversas redes sindicais

Terminou nesta quarta-feira (1º) o segundo módulo do Curso de Formação para Coordenadores e Lideranças de Redes Sindicais. O curso tem como objetivo o debate, a compreensão e a análise de conjuntura política brasileira, atual e de anos de referência para o sindicalismo. O encontro, que começou nesta terça-feira (31), faz parte do Projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina.

A atividade, que aconteceu em São Paulo, contou com a participação dos representantes das redes Braskem, CBC, Leoni, Linde, Henkel, Knauf, Sithl, Taurus, ThyssenKrupp e Weg atuantes nos Estados de Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Também participaram representantes das entidades gestoras do projeto – Instituto Observatório Social, CUT, Confederação Nacional dos Metalurgicos da CUT (CNM/CUT) e Confederação Nacional dos Químicos (CNQ/CUT).

Crédito: Divulgação/IOS
João Cayres (microfone) participou da mesa de abertura
João Cayres (microfone) participou da mesa de abertura e destacou solidariedade entre trabalhadores

O secretário geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, participou da mesa de abertura e destacou a solidariedade entre trabalhadores e a importância do Acordo Marco Global (AMG) para a globalização dos direitos. "

Entre os temas do curso estão a análise de conjuntura e construção de críticas ao cenário atual, o debate sobre o papel dos dirigentes, dos sindicatos e dos militantes nas ações de rede, e como utilizar as redes sociais e as mídias digitais em favor da ação sindical. "O AMG é um compromisso assumido por uma empresa multinacional perante uma organização de trabalhadores em benefício dos seus empregados em qualquer lugar do mundo. Isso significa o reconhecimento de alguns direitos fundamentais garantidos pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), tais como de sindicalização, negociação coletiva, igualdade de oportunidades, acabar com o trabalho infantil e o trabalho escravo", disse.

Desafios da comunicação na CBC/Taurus
Os trabalhadores da rede sindical CBC/Taurus realizaram nesta segunda-feira (30). Os participantes debateram as ferramentas para troca de informação e comunicação entre funcionários e rede, o processo de integração de plantas que ainda não participam da rede sindical, organização no local de trabalho e os desafios para manutenção dos trabalhos integrados.

Pela terceira vez, a multinacional foi convidada a enviar um representante para participar do encontro, mas ninguém compareceu. A carta enviada pela rede à multinacional solicitando explicações sobre alguns pontos de dúvidas dos trabalhadores também permanece sem reposta.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT, com informações do Instituto Observatório Social)

 

Com a Palavra

TER, 07 de jul / 2020

O resgate do setor de ferramentaria

Por José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho Coordenador do Segmento Automotivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Nota Técnica 238 - reconversão industrial diante da pandemia da Covid-19

Nota Técnica 238 - reconversão industrial diante da pandemia da Covid-19 - Edição Nº
14 de mai / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700