MENU

CSN espera vender parte da Namisa até outubro, diz executivo

Publicado: 20 Agosto, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) espera chegar a um acordo para vender uma parte ou toda a mina de minério de ferro Namisa até o final de setembro ou começo de outubro, afirmou um executivo da companhia na terça-feira (18).

A CSN contratou o Goldman Sachs no início deste ano para ajudá-la na venda, tentando aproveitar a demanda aquecida por minério de ferro e levantar recursos para pagar dívidas.

Juarez Saliba, diretor-executivo para mineração e logística da CSN, disse que a companhia recentemente terminou de analisar diversas ofertas e espera receber algumas propostas na primeira quinzena de setembro.

"O prazo colocado é esse. A gente teve que atrasar porque acabou tendo que considerar muitos participantes nessa segunda fase, até pela qualidade das ofertas", afirmou.

"Aí é uma questão de uma ou duas ou três, sei lá, dessas ofertas para que a gente possa iniciar uma negociação final e finalizar toda a documentação", acrescentou.

"E a nossa expectativa é até o final de setembro, início de outubro, já estar anunciando esse negócio", finalizou.

Saliba não disse quem fez ofertas pela Namisa, nem especificou uma faixa de preços, mas fontes de bancos de investimento disseram em julho que as ofertas chegaram de países como Rússia, China, Índia e Japão, e que o valor do negócio pode atingir US$ 10 bilhões.

A CSN inicialmente estruturou o negócio para vender uma fatia de 40 a 50% na Namisa, localizada em Minas Gerais. Mas Saliba disse que a companhia continuava aberta a vender toda a mina, se o preço agradar.

"A gente está disposta a estudar possíveis ofertas de além de 50% ou até a totalidade. Mas o foco principal é vender uma participação de até 50% da empresa, de forma que a CSN continue como controladora da Namisa."

A CSN planeja investir US$ 265 milhões na Namisa nos próximios quatro anos para aumentar sua capacidade e transformá-la em um player global no setor de mineração.

Saliba disse que os investimentos elevarão a atual capacidade de produção da mina para 9 milhões de toneladas até o final de 2008, ante 7,5 milhões de toneladas atualmente.

O executivo acrescentou que a primeira fase da expansão da mina será concluída em setembro, elevando a atual capacidade para 21 milhões de toneladas. Até o final do primeiro trimestre de 2009, a capacidade deve subir para 41 milhões de toneladas por ano.

"O nosso negócio de minério de ferro já é um negócio de 30 milhões de toneladas. A CSN acredita muito nesse negócio. A gente acha que esse ciclo ainda não está no pico".

Fonte: Reuters

CSN