MENU

CSN: mercados de aço e minério seguirão aquecidos em 2009

Publicado: 29 Setembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os mercados de aço e minério de ferro seguirão aquecidos no próximo ano, avalia o diretor de Relações com Investidores da CSN, David Moise Salama. Segundo ele, ainda é cedo para falar em uma parada da atividade da China, país que tem conduzido o crescimento do setor de commodities nos últimos anos.

"O segmento de aço segue aquecido no Brasil", completou o executivo, que participa hoje do "Brazil Capital Markets Day", na Bolsa de Londres. Ele lembrou que a companhia tem redirecionado a produção para atender mais o mercado interno. Hoje, o Brasil responde por 80% das vendas da CSN, porcentual que estava em cerca de 65% nos últimos anos.

"Queremos continuar mantendo o mercado interno bem abastecido." Depois da alta de 50% registrada neste ano, o executivo avalia que o preço do aço ficará estável no segundo semestre de 2008. Nos últimos dias, Salama esteve reunido com investidores estrangeiros em Londres. Segundo ele, o mercado está dividido em dois tipos. Há aqueles bastante pessimistas, que acreditam que "o mundo vai parar". Já a outra metade avalia que o mercado irá se desacelerar, mas não o suficiente para esfriar o consumo. "Nós compartilhamos desta última visão."

Salama avalia que a CSN tem um nível baixo de endividamento, com relação entre dívida líquida e Ebitda de 0,9 x. Segundo ele, o endividamento é de médio e longo prazo e não há necessidade de captação agora. "A empresa é geradora de caixa e vamos usá-lo."

Fonte: Agência Estado

CSN