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CSN pode considerar mais um reajuste de preço no quarto trimestre

Publicado: 20 Agosto, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Após apresentar receita líquida e Ebitda recordes no trimestre, Otávio de Garcia Lazcano, diretor Financeiro da CSN (CSNA3), destacou, em teleconferência na terça-feira (19), o aumento das margens da companhia no período, em decorrência de reajustes de preços e redução de custo dos produtos.

O executivo esclareceu, entretanto, que os aumentos de preços implementados em março e maio estarão plenamente refletidos no terceiro trimestre, enquanto o reajuste anunciado em julho (de 15% para todos os produtos menos folhas metálicas) estará incorporado totalmente ao resultado do último trimestre do ano.

No primeiro semestre, os laminados a quente subiram 31%, os laminados a frio 20%, os laminados zincados 10% e as folhas metálicas foram reajustadas em 12% - sem considerar o incremento de preços divulgado em julho. Os executivos afirmaram que mais um reajuste no último trimestre pode ser considerado, mas isso irá depender do mercado e da posição da concorrência - sendo que algumas siderúrgicas já sinalizaram que não elevarão preços até o final do ano.

O volume de vendas de produtos siderúrgicos, que alcançou 1,3 milhão de toneladas, foi 4% menor às vendas do trimestre anterior e 6% inferior ao mesmo período de 2007.

Foco no mercado interno

As vendas no mercado doméstico permaneceram estáveis na passagem trimestral, mas apresentaram um aumento de 21% em relação ao segundo trimestre de 2007. A parcela destinada à exportação registrou queda de 19% em relação ao primeiro trimestre e recuo de 56% na comparação anual. Tais desempenhos foram decorrentes de uma "melhoria na alocação de vendas", segundo explicou Lazcano

"A condição mundial está levemente desfavorável no momento e já observamos quedas de preços muito leves em alguns mercados, principalmente nos Estados Unidos", avaliou Luiz Fernando Martinez, diretor Comercial da CSN. O diretor ressaltou a importância do mercado interno, e afirmou que a empresa está muito focada em segmentos que apresentam maior ritmo de expansão, como o de construção civil e automobilístico - cujo market share da companhia representa 46% e 12%, respectivamente. O mercado interno representou 93% das vendas da controladora.

"A oferta e a demanda estão muito confortáveis no mercado interno, e temos uma demanda assegurada até o final do ano", resumiu.

Minério de ferro

Em relação ao minério de ferro, 4,1 milhões de toneladas foram comercializadas no trimestre, enquanto no semestre, 3,7 milhões foram consumidas internamente nas operações de siderurgia. O aumento do aço, assim como um maior volume de vendas de minério de ferro, foi apontado pela CSN como um dos principais fatores para o aumento da receita líquida de vendas, que cresceu 19 % na comparação anual.

Custo de produção

O custo de produção da empresa aumentou 7%, "sem alteração substancial na estrutura", destacou Lascano, para R$ 1,2 bilhão na passagem trimestral. O custo de produtos siderúrgicos, contudo, apresentou queda no trimestre de 4%, e o custo do minério de ferro recuou 13% frente ao resultado anterior.

Mineração

A CSN afirmou que a partir de setembro dará início à expansão da mina Casa de Pedra, cuja capacidade de produção será expandida de 16 milhões para 21 milhões de toneladas ao ano, sendo que a partir do primeiro trimestre de 2009 a capacidade instalada deve crescer para 40 milhões de toneladas, estima a companhia.

A Namisa também está recebendo investimentos para expansão, que deve levar a produção de minério de 7 milhões de toneladas para 9 milhões até o final do ano, considerando todas as unidades de extração. A Namisa está sob negociações de venda de uma parcela de seu capital, entre 40% e 50%. A intenção, conforme esclareceram os executivos, é promover maior liquidez em um negócio para o qual enxergam grande potencial de crescimento, por isso o foco é manter o controle nas mãos da CSN.

Entretanto, propostas que ultrapassem esta parcela estão sendo estudadas, admitiram. O fim das negociações deve ser anunciado no final de setembro.

A projeção da CSN é de que a exportação de minério de ferro deva chegar a 12 milhões de toneladas no segundo semestre, enquanto as vendas internas podem atingir 2 milhões no mercado interno.

Fonte: InfoMet

CSN