MENU

CSN vai separar atividades de mineração e logística

Ferroria Transnordestina, porto de Sepetiva e mina Casa de Pedra estão entre as propriedades da mineradora

Publicado: 29 Setembro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) está avaliando separar parte de seus ativos de mineração e logística via oferta pública de ações ou parcerias com outros interessados.

Em comunicado divulgado na noite da segunda-feira (28), a CSN ressalta que "os estudos nesse sentido são preliminares e não há qualquer decisão tomada sobre o assunto".

A mina Casa de Pedra, para a qual a CSN considera uma eventual oferta de ações desde pelo menos 2006, faz parte dos ativos de mineração do grupo. Na área de logística, a companhia possui, entre outros ativos, a ferrovia Transnordestina e o complexo portuário de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

Na semana passada, o presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, afirmou que o grupo tem intenção de zerar seu endividamento no curto prazo e comentou que se a empresa se decidir por fazer uma oferta de ações da mina Casa de Pedra ela vai movimentar um valor "muito maior" que US$ 2 bilhões.

Ainda na ocasião, o executivo comentou que a empresa estava avaliando alternativa de possuir uma frota de navios para transporte de minério de ferro.

A CSN concluiu em outubro do ano passado negociação para venda de 40% da Namisa, produtora de minério de ferro também do grupo, a um consórcio formado por seis empresas japonesas e uma sul-coreana, pelo valor de US$ 3,12 bilhões.

De acordo com o comunidado, a CSN está "constantemente avaliando oportunidades e alternativas de negócios e operações que possam agregar valor a seus negócios."

Fonte: Reuters

CSN