MENU

Curso de combate ao racismo chega ao norte do Brasil

Atividade promovida pela CNM/CUT terminou no último sábado (19) e reuniu metalúrgicos do Amazonas.

Publicado: 21 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Christiane (dir.)Christiane (dir.)
Christiane (dir.): curso estimula luta contra o racismo

Terminou no último sábado (19), em Manaus (AM), o primeiro módulo do Curso ‘Combate ao Racismo para a Construção da Igualdade Racial’ dirigido a lideranças sindicais dos metalúrgicos do Amazonas.

A atividade, iniciada na quinta-feira (17), teve 30 participantes e foi organizada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas. Durante os três dias do curso, os sindicalistas puderam aprofundar o debate sobre o racismo no Brasil, desde a colonização do país até os dias de hoje, e como ele se reflete no mundo do trabalho, inclusive no ramo metalúrgico.

A secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT, Christiane dos Santos, destacou a importância da atividade como um estímulo para que a luta contra o racismo se incorpore efetivamente na agenda do movimento sindical e o papel da Confederação e dos Coletivos de Igualdade Racial para disseminar o debate na categoria. “Esta formação é um investimento valioso para conscientizar os trabalhadores a lutarem contra o racismo. A Confederação tem procurado levar esse curso para todas as regiões para contribuir com a qualificação das nossas lideranças e para fortalecer os Coletivos de Igualdade Racial de nossas entidades”, assinalou.

O resgate da história africana, suas influências sobre a cultura brasileira e as diversas nuances do preconceito e da discriminação contra negros e negras no Brasil ficou a cargo do professor Deivison Nkosi, cientista político, doutor em Filosofia e pesquisador de temas ligados à população negra. Para ele, não há como dissociar a luta de classes da luta contra o racismo. “O movimento sindical no Brasil precisa olhar para o quanto que o racismo influenciou na dinâmica de classes”, alertou.

O curso do Amazonas foi precedido de encontro regional de Formação, que discutiu a luta pelo fortalecimento da organização no local de trabalho (OLT) e o planejamento das ações do Coletivo de Formação dos Metalúrgicos do Amazonas e Rondônia. A atividade, no dia 16, contou com a presença do secretário de Formação da CNM/CUT, José Roberto Nogueira (Bigodinho).

Em todo o Brasil
Antes do Amazonas, o primeiro dos dois módulos do curso já foi ministrado em parceria com as Federações Estaduais dos Metalúrgicos de Minas Gerais e São Paulo, com o Departamento dos Metalúrgicos de Santa Catarina e Paraná (dois estados juntos) e os Sindicatos de Pernambuco e do Espírito Santo. Em setembro, o primeiro módulo será aplicado para sindicalistas da Federação Interestadual dos Metalúrgicos do Nordeste. “A Confederação já está organizando a agenda para o segundo módulo com essas entidades”, completou Christiane.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)