QUA, 28 de ago / 2019

CUT: 36 anos na luta pela classe trabalhadora!

Paulo Cayres*

A CUT completa nesta quarta-feira (28) seus 36 anos de existência. Fundada em 1983, em um momento histórico de mudanças políticas, sociais econômicas, a Central sempre teve o comprometimento com a democracia brasileira, em defender os empregos, os direitos trabalhistas, contribuindo para o Brasil crescer com distribuição de renda baseada em princípios de igualdade e solidariedade.

Desde sua fundação é um dos mais importantes instrumentos de organização da classe trabalhadora no país e no mundo. Presente em todos os ramos de atividade econômica do Brasil, a Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 4ª maior do mundo. E essa representatividade é fundamental para as mobilizações em todos os continentes contra a exploração da classe operária.   

É nesta luta incansável que a CUT nasce para que os trabalhadores e trabalhadoras sejam protagonistas da história. E pensando nisso, foi através de muitos debates, sempre respeitando a pluralidade da sociedade, que a Central projetou diversas lideranças sindicais no poder Legislativo e, inclusive, no poder Executivo brasileiro. Rompendo-se um paradigma e, finalmente, colocando o Brasil nos braços do povo.

E o desafio atual é gigantesco. Jair Bolsonaro retira direitos históricos e governa para empresários e banqueiros, mas a CUT demonstra mais uma vez sua capacidade de luta pelos trabalhadores e trabalhadoras. De norte a sul do Brasil, a Central organizou manifestações contra a Reforma da Previdência, por exemplo, que foram fundamentais para barrar o retrocesso que Bolsonaro quer impor ao povo brasileiro. E a luta continua avidamente nas ruas, nas portas de fábrica, nas escolas e universidades e, até mesmo, no Congresso Nacional. 

E todas essas lutas da CUT só foram possíveis pela unidade e consciência política e de classe dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, juntos e juntas somos mais fortes! Somos fortes, somos CUT!

Paulo Cayres
Presidente da CNM/CUT

 

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700