MENU

CUT antecipa nomes para direção e quer debate de propostas de unidade da esquerda

Em coletiva à imprensa ontem (1º), dirigentes anunciaram estrutura do 12º Congresso da Central, que será entre os dias 13 e 17, e que chapa para a direção foi construída em consenso.

Publicado: 02 Outubro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Roberto Parizotti
ColetivaColetiva
Coletiva anunciou estrutura do Congresso e proposta de chapa para nova direção

Em coletiva à imprensa, a CUT apresentou ontem (1º) a proposta da nova direção da entidade, que será submetida aos 2.435 delegados e delegadas ao seu 12º Congresso Nacional, que acontece entre os próximos dias 13 e 17, em São Paulo (SP). A antecipação da chapa, construída em consenso entre as correntes políticas e os ramos representados, foi feita para que a Central possa concentrar esforços, no Congresso, na discussão da conjuntura política e na apresentação de uma política econômica "popular", em contraponto à aplicada atualmente pelo governo.

Segundo o presidente da CUT e candidato à reeleição, o bancário Vagner Freitas, a preocupação é preparar o "enfrentamento" contra o conservadorismo e defender a unidade da esquerda. Neste momento, disse o dirigente, os movimentos sociais estão diante de uma "direita hostil e truculenta".

A apresentação prévia de uma chapa é inédita em congressos da CUT, que costuma fazer essa discussão durante o evento. A nova direção, que será proposta no Congresso, passa a ter 44 integrantes, sendo 22 homens e 22 mulheres – a paridade de gênero, implementada este ano, foi decisão do congresso anterior, em 2012. Já foi aprovada nos 27 congressos estaduais, conforme destacou o secretário geral da entidade, o metalúrgico Sérgio Nobre. 

Estão sendo criadas três secretarias na estrutura nacional: Mobilização (para estreitar relações com os movimentos sociais), Cultura e Assuntos Jurídicos (que, ao lado da Secretaria-Geral, coordenará o escritório de Brasília). 

Na coletiva, Nobre informou que o senador José Mujica, ex-presidente do Uruguai, estará na cerimônia de abertura, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de debate no segundo dia.

O secretário geral lembrou que já houve uma abertura do congresso em março, em Brasília, para discutir a realidade brasileira e procurar alternativas de retomar o crescimento, além da defesa de uma reforma política. "Com esse sistema de representação, a classe trabalhadora não avança em direitos".

Inimigos
O presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), João Felício, adiantou que na abertura do congresso será feita uma denúncia contra "essa inaceitável tentativa de golpe" em curso no Brasil, que representaria um retrocesso para todo o continente e uma derrota política para a esquerda. Ele destacou a presença de delegados internacionais (232, de 71 países) no Concut. E lembrou que a taxa de sindicalização na central (entre 33% e 34%) supera a média nacional (de 16% a 18%).

Para Felício, que deixará a executiva da CUT (foi presidente e atualmente é secretário adjunto de Relações Internacionais), um desafio é aglutinar, politicamente, uma nova massa de trabalhadores que ascendeu socialmente nos últimos anos. E também enfrentar avanços conservadores, exemplificados por projetos apresentados no Congresso. "Temos inimigos por todos os lados", afirmou.

O diretor executivo Júlio Turra ressaltou a importância da unidade em um momento político e econômico difícil, desde a virada do ano, com medidas do governo como as medidas provisórias que dificultaram o acesso a benefícios sociais e as nomeações de ministros como Joaquim Levy (Fazenda), Kátia Abreu (Agricultura) e Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), e um cenário de governo "extremamente impopular" – não apenas por causa da mídia, acrescentou. "A saída para o Brasil é mais direitos, mais democracia. A CUT teve a maturidade de ser unida nesse combate (ao retrocesso). A unidade se forja quando a gente enfrenta nossos inimigos de peito aberto e não fica discutindo picuinhas entre nós", assinalou Turra.

A proposta de executiva a ser apresentada ao congresso tem essa preocupação, lembrou Vagner Freitas: "Não vamos mais viver aquela maldição de os principais dirigentes ficarem trancados numa salinha (para definir a chapa). Temos de preparar a classe trabalhadora para o enfrentamento contra a direita. A discussão mais importante não é o cargo. Passamos três anos fazendo política no fio da navalha. A CUT tem autoridade política para defender que não  haja retrocesso".

O presidente da central adiantou que a CUT apresentará uma proposta de "política econômica popular para o Brasil, não essa atrasada do Levy", além de dizer "não" ao que chama de golpe, em nome de 4 mil entidades filiadas e 20 milhões de trabalhadores representados por sindicatos cutistas. A central quer se manter alinhada a outros movimentos em defesa de reformas estruturais, com o Estado como indutor da economia e em defesa da Petrobras. "Não vamos permitir que seja fatiada".

A CUT também organiza um dia nacional de luta, neste sábado (3), e aproveitará a presença de delegados de todo o país para um ato pela democracia no dia 15, durante o congresso. "Estamos capacitados para o enfrentamento. A CUT nasceu para defender os trabalhadores e seus direitos. No Congresso, vamos dizer para a direita que estamos preparados para enfrentá-la e que em direitos não se mexe, se amplia", destacou Freitas.

Proposta de chapa para a Direção Nacional da CUT
Confira no quadro abaixo a relação de nomes da chapa de consenso a ser apresentada n 12º Concut:

 
--
 


(Fonte: Rede Brasil Atual, com informações da CUT e da CNM/CUT)

CUT