MENU

CUT defende unidade nas Campanhas Salariais

Central realizou ontem (16) reunião com representantes de diversas categorias que têm data-base no segundo semestre para propor articulação de ações de defesa dos direitos dos trabalhadores.

Publicado: 17 Junho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Vagner Freitas (ao fundo) conduz a reunião com representantes dos ramosVagner Freitas (ao fundo) conduz a reunião com representantes dos ramos
Vagner Freitas (ao fundo) conduz a reunião com representantes dos ramos

Em reunião na CUT nesta quinta-feira (16), representantes de entidades sindicais de diversas categorias do país discutiram a unidade entre os ramos para as campanhas salariais com data-base no segundo semestre do ano.

Entre os setores estavam metalúrgico, saúde, seguridade social, bancários, químicos, vestuário, petroleiros, transporte, construção, educação, agricultura familiar, comércio, serviços e aposentados.

“Em um momento como este, o debate é necessário porque, além de lutar pelo aumento salarial, é fundamental que os trabalhadores estejam unidos na defesa dos direitos conquistados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

“Caso as ameaças que pairam sobre nós se concretizem com mudanças na Previdência, nas leis trabalhistas, terceirização, deterioração dos serviços de saúde e educação, os trabalhadores de todo o país precisam estar preparados para intensificar as mobilizações”, destacou Marques.

Os sindicalistas decidiram encaminhar uma proposta de encontro nacional dos trabalhadores. “O objetivo é debater a manutenção dos direitos e preparar uma ofensiva contra qualquer iniciativa que ataque a classe trabalhadora”, explicou o metalúrgico do ABC.

Crédito: Eduardo Guimarães
LuizãoLuizão
Luizão (esq.), Rafael e Paulão representaram os metalúrgicos no encontro da CUT

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP), Luiz Carlos da Silva Dias, ressaltou os eixos da Campanha Salarial dos metalúrgicos de São Paulo, que têm data-base em 1º de setembro. “Os sindicatos estão fazendo assembleias para aprovar a pauta por reposição da inflação e aumento real, jornada de 40 horas semanais, não à terceirização e à perda de direitos, valorização dos pisos e estabilidade e geração de empregos. A organização dos trabalhadores será fundamental”, disse.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, CNM-CUT, Paulo Cayres, o momento é de construir unidade. “Os trabalhadores precisam estar permanentemente nas ruas e mobilizados para evitar a destruição dos direitos”,afirmou.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, reafirmou que é a organização da classe trabalhadora, por meio de cada ramo da Central, que vai fazer com que as campanhas salariais sejam vitoriosas. “Temos questões nacionais dos trabalhadores que precisam estar na luta para evitar qualquer retirada de direitos, defender os empregos e por mais avanços salariais. A mobilização será feita no diálogo e na construção conjunta com os trabalhadores”, concluiu.

(Fonte: Imprensa - SMABC)