MENU

CUT lança revista sobre campanha permanente de combate ao racismo

Publicado: 13 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Participantes da atividade de lançamento da revistaParticipantes da atividade de lançamento da revista
Participantes da atividade de lançamento da revista

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da CUT lançou, na tarde desta quarta-feira (12) em São Paulo (SP), revista da campanha permanente "Basta de Racismo no Trabalho e na Vida", que traz as ações da Central e de suas principais confederações sobre o tema. A ação faz parte das atividades que marcam o Mês da Consciência Negra.

 
Crédito: Divulgação
--
-


O lançamento da publicação "CUT com Raça" contou com a presença de ativistas do movimento negro, do presidente, do secretário geral e da secretária de Combate ao Racismo da CUT, Vagner Freitas, Sérgio Nobre e Maria Júlia Reis Nogueira, respectivamente, e da secretária da Igualdade Racial da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Christiane dos Santos, entre outros.

No evento de lançamento, o presidente da CUT lembrou que o Brasil é um país racista e preconceituoso. "Nós nunca vamos pagar a dívida que a nação tem com a população negra. Mas temos de lutar para mudar esse quadro triste todos os dias. Iniciativas como essa da CUT - de lançar a revista - tem de ir alem do movimento sindical, tem de ir para as escolas, para as universidades, tem de orientar o debate politico", disse.

Já Maria Júlia explicou as ações da Secretaria e a importância do movimento sindical em encampar essa bandeira de luta dos trabalhadores e das organizações do movimento negro. "Para que a gente tenha uma sociedade de iguais é preciso combater diariamente o racismo. Por isso, nossa campanha é permanente", destacou.

Crédito: Divulgação
ChristianeChristiane
Christiane falou sobre ações da CNM/CUT voltadas ao tema

A secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT paranebizou a CUT pela iniciativa - da qual a Confederação é parceira - e explicou que os os metalúrgicos e as metalúrgicas cutistas estão empenhados em disseminar esta luta em todo o país. Por isso, explicou, a CNM/CUT, está realizando um curso completo sobre o tema, voltado para sindicalistas de todas as regiões, cujo segundo e último módulo acontece entre os dias 25 a 28 (o primeiro módulo foi realizado em maio). "Nossa intenção é a de criar, ao final do curso, o Coletivo Nacional de Igualdade Racial para que esta campanha permanente chegue aos sindicatos e à categoria", contou Christiane.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)