MENU

CUT-RS lança máscara de proteção contra coronavírus e ataques de Bolsonaro

O lançamento da máscara ocorre no Dia Internacional da Enfermagem, durante a Semana da Enfermagem 2020

Publicado: 12 Maio, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A CUT-RS lançou nesta terça-feira (12) uma máscara de proteção com a frase “Tô de máscara, mas não me calo. Fora Bolsonaro” para combater o contágio do coronavírus. O objetivo é mostrar a importância do uso da máscara e, ao mesmo tempo, protestar contra os ataques do presidente da República ao povo brasileiro em meio à pandemia.

 

A máscara integra também a plataforma da CUT-RS neste tempo de resistência e enfrentamento ao coronavírus e que inclui um conjunto de ações de proteção aos trabalhadores da Saúde. Quem salva vidas não pode morrer.

“Temos que usar máscaras e não se calar jamais diante das mentiras e do autoritarismo do governo Bolsonaro, que quer amedrontar as pessoas e criar factoides para desviar as atenções da pandemia, enquanto continua aplicando a cartilha nefasta e fracassada do ministro da Economia, Paulo Guedes, que é retirar direitos, favorecer os ricos e fazer os trabalhadores e a população pagarem a conta da crise agravada pelo coronavírus”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Para o dirigente sindical, “o uso dessa máscara vai ajudar a aumentar a pressão da classe trabalhadora pelo afastamento de Bolsonaro, que já provou que não tem condições de governar e que é uma ameaça à vida, à saúde, ao emprego e à renda dos brasileiros e das brasileiras”.

Com a máscara, a CUT-RS expressa também solidariedade aos jornalistas que, no último dia 5, no exercício de sua profissão em frente ao Palácio da Alvorada, ouviram a resposta “cala a boca” de Bolsonaro quando perguntaram por que ele queria trocar a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. “Calar a liberdade de imprensa e de expressão é rasgar a Constituição e violar o Estado Democrático de Direito”, salienta Amarildo.

A arte já foi encaminhada às federações e aos sindicatos filiados para a confecção de máscaras, de preferência em algodão orgânico, para fins de distribuição aos trabalhadores, às trabalhadoras e às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O lançamento da máscara ocorre no Dia Internacional da Enfermagem, durante a Semana da Enfermagem 2020. "Mais do que aplausos e homenagens, esses profissionais da Saúde precisam de medidas eficientes de proteção e condições seguras de trabalho e higiene", destaca Amarildo. "Quem salva vidas não pode morrer."

 

*Matéria da CUT-RS