MENU

Datafolha: democracia tem apoio recorde entre eleitores brasileiros

Publicado: 05 Outubro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A democracia é a melhor forma de governo para 69% dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5). Defensores da ditadura somaram 12%. Outros 13% afirmaram que "tanto faz" e 5% não opinaram. É o maior apoio ao regime democrático registrado pelo instituto desde 1989, quando ocorreu a primeira eleição direta para presidente da República, após o fim da ditadura. Na última pesquisa sobre o tema, em junho, 57% apoiavam a democracia como a melhor forma de governo.

Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 22% afirmaram apoiar a ditadura "em certas circunstâncias", o maior índice registrado entre eleitores de todos os candidatos que disputam as eleições 2018. Ainda assim, 64% deles manifestaram apoio à democracia. Já entre os eleitores de Fernando Haddad, 77% apoiam as instituições democráticas e apenas 6% apoiam regimes autoritários.

Os jovens entre 16 e 24 anos (74%) são o grupo etário mais democrático. O apoio à democracia é maior entre os eleitores mais escolarizados (84%), em comparação com os que tiveram menos anos de estudo (55%). O Datafolha também registrou apoio maior à democracia entre os mais ricos (84%) que os mais pobres (63%).

Na primeira pesquisa que avaliou os regimes de governo, em setembro de 1989, os apoiadores da democracia somavam 43%, enquanto os favoráveis à ditadura eram 18%. Para outros 22%, tanto fazia. O menor índice de apoio ao sistema democrático de governo foi registrado em 1992.

(Fonte: Rede Brasil Atual)