QUI, 26 de nov / 2009

Delphi apresenta seus planos futuros para o Brasil

A Delphi reuniu na quarta-feira, 25, seus noventa mais importantes fornecedores para apresentar a nova estratégia global da empresa. De acordo com Edélcio Genaro, diretor de compras, são dois os princípios básicos a serem trabalhados: o aumento dos itens de materiais nacionais e da flexibilidade para se adequar à demanda.

"Este ano foi marcado por forte flutuação da demanda e tivemos dificuldade para atender às necessidades das fabricantes de veículos. Uma das causas está ligada à quantidade de itens importados, hoje 30%. A meta é aumentar a localização em 5% no ano que vem e atingir os 85% em um prazo não determinado."

A empresa gasta ao ano US$ 600 milhões em materiais diretos, dos quais US$ 180 milhões são importados. Este valor será reduzido em US$ 30 milhões, que serão trocados por itens nacionais.

Genaro justifica a não determinação de prazos à questão da competitividade da região. O recado aos fornecedores é: "Apesar das dificuldades, custo Brasil e câmbio, temos que nos superar para atingir o preço, a qualidade e a quantidade com competitividade".

A questão da flexibilidade abrange problemas de custos logísticos e, por consequência, de qualidade e produtividade. A Delphi teve, ao longo do ano, problemas logísticos com fornecedores nacionais e internacionais, com dificuldade de reagir às flutuações da demanda.

A explicação de Genaro é que as oscilações da demanda este ano provocaram aumentos nos custos logísticos: em alguns momentos foi necessário adotar transporte aéreo no lugar do rodoviário, acarretando alta nos custos. O foco é retornar aos custos logísticos anteriores e mantê-los neste patamar, mesmo com as oscilações dos pedidos. Tudo dentro da nova estratégia da Delphi, cujo lema é Comprar onde Consumimos e Produzir onde Vendemos.

A empresa adota até dezembro programa de protocolo logístico em 54 de seus fornecedores, com os quais serão estabelecidas e definidas as regras logísticas de tempo, prazo e variação para manter o frete e os custos dentro do pré-estabelecido.

Fonte: Autodata

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