MENU

Delphi/Ponte de Sor: Operários entram em greve

Os trabalhadores da Delphi em Ponte de Sor iniciam às 00:00 de terça-feira (6) uma greve de 24 horas, devido ao impasse no processo negocial com a empresa em torno das indemnizações.

Publicado: 06 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A convocação da greve foi aprovada, a 22 de Abril, durante um plenário dos trabalhadores da fábrica, que deverá encerrar no primeiro trimestre de 2009.

"As negociações continuam a não avançar", disse hoje à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), José Simões.

O dirigente sindical admitiu que os operários avancem com "novas acções de luta", incluindo mais paralisações, "caso a empresa não parta para negociações sérias" com os representantes sindicais dos trabalhadores.

Em causa está o processo negocial entre os representantes da empresa e dos trabalhadores para acordar o valor das indemnizações e outras eventuais compensações pelo fecho da unidade fabril.

Os operários defendem indemnizações de 2,8 salários, enquanto a administração propõe dois salários por cada ano de trabalho.

Os trabalhadores da Delphi já rejeitaram o valor apresentado pela administração, apesar de terem baixado a sua proposta de 3 para 2,8 salários por cada ano de antiguidade.

A administração da multinacional norte-americana tinha subido o montante das indemnizações a atribuir aos trabalhadores de 1,8 para dois salários por cada ano de trabalho.

A fábrica de Ponte de Sor, que emprega 439 operários efectivos, além de cerca de 80 a contrato, produz apoios, mecanismos para portas de correr automatizadas e sistemas de protecção de ocupantes para vários modelos de veículos automóveis.

Em comunicado hoje divulgado, o Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa) considerou que "a administração da empresa ainda está a tempo de evitar a greve".

"Basta que responsa e satisfatoriamente à contraproposta dos trabalhadores", garante o Sinquifa.

Os sindicalistas alegam que a administração da Delphi "não pode deixar de ter em conta o drama que é perder o posto de trabalho e não ter à vista qualquer alternativa de emprego".

Fonte: Rádio e Televisão de Portugal