MENU

Dia d@ Metalúrgic@

Hoje, dia 21 de abril, comemora-se o dia do (a) Metalúrgico (a), e nós da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), que representa mais de seiscentos mil trabalhadores (as) metalúrgicos (as), gostaríamos de saudar nossa categoria, que bravamente se mantém como um dos principais pilares da econômica mundial.

Publicado: 21 Abril, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Neste 21 de abril, no qual se celebra o Dia d@ Metalúrgic@ a CNM tem uma mensagem para toda categoria:

Dia d@ Metalúrgic@

Hoje, dia 21 de abril, comemora-se o dia do (a) Metalúrgico (a), e nós da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), que representa mais de seiscentos mil trabalhadores (as) metalúrgicos (as), gostaríamos de saudar nossa categoria, que bravamente se mantém como um dos principais pilares da econômica mundial.

Apesar de sofrermos com os impactos de um projeto neoliberal que preza pela desindustrialização, que vem diminuindo covardemente a presença do Estado como indutor da economia e entregando as rédeas ao mercado, seguimos dedicando nossa força de trabalho na contramão desse projeto, que nos quer ver novamente celeiro do mundo.

Lutamos pela retomada da industrialização através de um Estado pujante, soberano e voltado aos interesses da classe trabalhadora. Lutamos cotidianamente pelo resgate da democracia brasileira e pelo direito da livre organização sindical. Lutamos pela autonomia e pelo respeito a história de uma categoria que é, historicamente, agente político decisória do Brasil.

Somos um dos protagonistas da luta pelo fim da ditadura militar brasileira.

Foi na greve geral de 1979, que através da forte organização dos (as) trabalhadores (as) desafiamos a ditadura e dobramos os patrões. Cerca de 200 mil trabalhadores (as) participaram do movimento que paralisou a produção das indústrias automobilísticas e a categoria metalúrgica tornou-se o centro político do país.

Desde 1989 conquistamos nossa organização sindical nacional, a primeira categoria a se organizar enquanto ramo no interior da CUT.

Graças a organização sindical e dos demais movimentos sociais, pela primeira vez na história, foi eleito um trabalhador para a Presidência do País, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula recolocou o Brasil em um novo papel desenvolvimentista através do estímulo a inserção das populações mais carentes no mercado de consumo, políticas industriais e o aumento de renda dessas populações, com ampliação e consolidação dos direitos sociais contidos na Constituição.

“Nossos passos vem de longe”, como nos fala a Doutora e ativista Jurema Werneck.

A CNM/CUT se orgulha da trajetória trilhada por cada trabalhador e trabalhadora e das conquistas que conseguimos a partir da nossa organização, mas agora vivemos tempos de reorientação política.

Venceremos esse vírus chamado “bolsonarismo” e seguiremos fortes contra as medidas de “austeridade”, que colocam nas costas da classe trabalhadora as contas dessa crise do capitalismo. Nesse momento, onde um segundo vírus nos assola, reiteramos nosso papel na luta pela garantia da saúde, dos direitos e da segurança dos (as) trabalhadores (as) metalúrgicos (as) e da sociedade como um todo.

Seguiremos lutando pelo direito a quarentena, pela defesa dos empregos e por toda e qualquer medida de solidariedade. A vida da classe trabalhadora está a frente dos lucros!

Viva os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas do Brasil!

Saudações sindicais!

Paulo Cayres

Presidente da CNM/CUT