MENU

'Dia do Basta': Centrais e frentes populares protestam contra o desemprego

Frentes divulgam nota convocando trabalhadores para manifestações. A luta é contra retrocessos sociais e trabalhistas, desemprego e pelo direito de Lula ser candidato.

Publicado: 08 Agosto, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Contra o desemprego e pelo respeito aos direitos conquistados em décadas de lutas dos trabalhadores, a CUT, demais centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, promovem na próxima sexta-feira (10), o "Dia do Basta!". Em todo o país, trabalhadores realizarão paralisações, atrasos de turnos e atos de protestos nos locais de trabalho, praças e ruas.

As frentes divulgaram nota nesta segunda-feira (6) convocando os movimentos sociais a ampliar as manifestações.

"Orientamos os militantes e as organizações do movimento social, sindical, artístico e cultural que constroem as Frentes em todo o Brasil a aprofundar o diálogo com as centrais sindicais no sentido de apoiar as paralisações das diversas categorias", diz trecho da nota.

Entre as pautas, os trabalhadores também protestam contra a política de preços da Petrobras e o aumento do gás de cozinha, a política de privatização e os cortes promovidos pelo governo do ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) nas políticas sociais, além da liberdade do ex-presidente Lula e seu direito de concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro.

"É o dia para dizer que não aguentamos mais esse governo golpista e queremos que os nossos direitos sejam respeitados. E para que isso aconteça é fundamental que todos participem das atividades neste 10 de agosto em todo o país", afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Em São Paulo, as centrais e os movimentos populares marcaram a concentração para o ato a partir das 10h, na Avenida Paulista, região central, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Campinas, no interior do estado, também terá um ato organizado pelos trabalhadores, a partir das 16h, no Largo do Rosário, no centro da cidade.

(Fonte: Rede Brasil Atual)

CUT