MENU

Dieese abre inscrições para curso sobre relações de trabalho para LGBT

Publicado: 11 Junho, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Na semana da diversidade, que tem como atividade mais simbólica e importante a maior Parada LGBT do mundo, no próximo dia 23, em São Paulo, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) prepara quatro dias de cursos que irão debater desde as relações de trabalhos às negociações coletivas para os trabalhadores e trabalhadoras LGBT’s.

Preocupado com a situação de transexuais, travestis, lésbicas e gays no mercado de trabalho, o Dieese também vai apresentar e discutir os fundamentos das discriminações por identidade de gênero e orientação sexual na perspectiva de direitos humanos no Brasil.

O curso será ministrado por Ubirajara Caputo, doutorando em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e técnico do Dieese.

Bira, como é conhecido, diz que é enorme o desafio para conseguir dados de pesquisas sobre a situação formal da população LGBT no mercado de trabalho. Segundo ele, isso dificulta um diagnóstico mais concreto e a elaboração de propostas para resolver possíveis problemas.

“Farei uma abordagem original, não quero só apresentar penas dados. Mas discutir o preconceito e como ele se fundamenta. Além disso, vou falar dos LGBT’s nas negociações coletivas, como estão sendo negociadas, quais são as categorias em que atua esse público,”, explica Ubirajara.

Cerca de 20% das empresas no Brasil não contratam LGBT em razão da sua orientação sexual e de identidade de gênero. Outras 7% não contratariam homossexuais em nenhuma hipótese e 11% só contratariam se o candidato não ocupasse cargos de níveis superiores. Esses e outros dados levantados pela empresa de recrutamento e seleção Elancers serão apresentados durante o curso.

As travestis e transexuais que conseguem ser contratadas são colocadas pelas empresas em lugares onde fiquem invisíveis para o público.

“Essas pessoas, que são as primeiras a apanhar e as últimas a serem ouvidas, são colocadas nos bastidores quando conseguem se recolocar no mercado de trabalho”, diz Caputo.

Serviço:

O que: Curso LGBT e as Relações de Trabalho na Perspectiva dos Direitos Humanos

Onde: Dieese de Ciência e Trabalho

Rua Aurora, 957, centro de São Paulo

Carga Horária: 12h

Quando: de 25 a 28 de junho

Obs.: os interessados e interessas no curso podem se inscrever até o dia 21/06. Basta enviar um e-mail para [email protected] ou ligar nos telefones (11) 3821 21 50/21 55.

Número de vagas: 30

Professor: Ubirajara Caputo

(Fonte: Walber Pinto, CUT Nacional)