MENU

Dieese emite nota técnica sobre a necessidade da reconversão industrial diante da pandemia

O documento apresenta iniciativas recentes de reconversão em alguns países e em estados brasileiros, além de propostas de políticas públicas e estimativas de impactos da reconversão e da pandemia no país

Publicado: 14 Maio, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) lançou uma Nota Técnica que aborda a necessidade da reconversão industrial diante da pandemia da Covid-19.

Porque a doença, para além dos impactos na organização e produção da economia, sobrecarregou todo o complexo de saúde pública e privada do mundo, colocando em risco a capacidade de oferta de leitos em hospitais, a disponibilidade de equipamentos médicos hospitalares e laboratoriais específicos, kits de testes, ventiladores e respiradores, produtos de esterilização e limpeza, além dos essenciais equipamentos de proteção individual e coletiva.

Essa escassez de determinados produtos, insumos e equipamentos tem exigido que se encontrem alternativas para suplantar essa crise gravíssima. A China foi o primeiro país a detectar o coronavírus e, mesmo sendo um dos maiores produtores de respiradores do mundo, teve que aumentar a produção em pelo menos 10 vezes para atender à demanda interna e externa pelo equipamento.

“A reconversão industrial é um dos instrumentos a ser acionado em crises dessa proporção. Esse processo consiste na rápida transformação de plantas industriais dotadas de relativa flexibilidade produtiva e que estejam operando com baixa utilização da capacidade instalada, transformando-as em unidades produtivas adaptadas emergencialmente para a produção de bens ou equipamentos de primeira necessidade temporariamente escassos”, diz trecho da nota.

O documento apresenta iniciativas recentes de reconversão em alguns países e em estados brasileiros, além de propostas de políticas públicas e estimativas de impactos da reconversão e da pandemia no país.

 

Veja o documento na  íntegra aqui.