MENU

Diretores eleitos de Ipatinga participam de intercâmbio no ABC

Publicado: 20 Março, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Crédito: Yolanda Moretto
Os sindicalistas de Ipatinga participara de curso de formaçãoOs sindicalistas de Ipatinga participara de curso de formação
Os sindicalistas de Ipatinga participara de curso de formação junto com metalúrgicos do ABC

Dirigentes eleitos do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (MG) iniciaram nesta quarta-feira (20) uma série de atividades de intercâmbio com entidades sindicais do ABC  paulista, com o objetivo de aprimorar a sua formação.

A nova diretoria de Ipatinga tomará posse em 12 de julho. “Até que ela seja empossada, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT dará todo o apoio para que os dirigentes eleitos se qualifiquem e possa iniciar uma nova etapa na vida sindical da categoria naquela região”, afirmou o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, que recepcionou a delegação de nove diretores na sede da Confederação.

Nesta quarta-feira, os sindicalistas de Ipatinga participaram do curso de formação Trabalho e Cidadania, que é desenvolvido por meio de parceria da CNM com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Para nós, este curso e toda estas atividades de aproximação com entidades do ramo são fundamentais para nos prepararmos para o mandato sindical”, afirmou Gilmar de Almeida Lopes, um dos dirigentes eleitos. “Está sendo uma grande oportunidade conhecer a experiência de quem já tem uma atuação sindical consolidada. Além disso, o curso de hoje – que abordou a negociação coletiva – foi fundamental para nos dar base para o primeiro grande desafio que teremos: a campanha salarial em novembro”, complementou.

 

Crédito: Yolanda Moretto
Curso abordou o processo de negociação coletivaCurso abordou o processo de negociação coletiva
Curso abordou o processo de negociação coletiva

Para o sindicalista Arildo Ferreira, o intercâmbio está suprindo todas as necessidades imediatas. “No curso, pudemos compreender todo o processo de negociação coletiva e posso dizer que agora me considero seguro para negociar com os patrões”, garantiu, destacando que este apoio que a nova direção está recebendo não foi conseguido em nenhum outro lugar.

Já para Paulo Cesar de Souza, metalúrgico aposentado de Ipatinga, o intercâmbio está sendo muito importante para apoiar a direção eleita, “afinal, o futuro dos trabalhadores do Vale do Aço está na mão dessas novas lideranças”.

Os três dirigentes lembraram que a eleição sindical aconteceu em janeiro último e que pela primeira vez na história recente o projeto da CUT foi vitorioso, superando o temor de que o processo fosse fraudado, como já ocorreu no passado. “Não existia experiência sindical em Ipatinga, porque o sindicato era uma espécie de departamento da empresa”, enfatizou Gilmar, ao referir-se à Usiminas, que praticamente “domina a vida da região”.

Nesta quinta-feira, além de outras atividades, os sindicalistas farão uma visita à planta da Mercedes Benz em São Bernardo e terão contato com o CSE dos trabalhadores da montadora.

(Fonte: Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT)