MENU

Metalúrgicos de Campo Largo (PR) participam de seminário no Uruguai

Publicado: 30 Outubro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Carlesso (em pé) Carlesso (em pé)
Carlesso (em pé) apresentou um dossiê com as práticas antissindicais da Fiat de Campo Largo (PR)

Nestas quarta e quinta-feira (28 e 29), dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo (PR) participaram de um seminário internacional sobre direito do trabalho promovido pela Universidade de Montevidéu, no Uruguai. O encontro faz parte de uma agenda de atividades internacionais realizadas ao longo desta semana.

Estiveram presentes no encontro o presidente do Sindicato, Adriano Carlesso, o diretor financeiro da entidade, Sidnei Iarek. 

No encontro, os metalúrgicos apresentaram aos alunos e professores da Universidade  um dossiê que registra as práticas antissindicais da montadora Fiat na planta de Campo Largo desde 2011. “Nós compartilhamos a nossa experiência no enfrentamento aos atos antissindicais da Fiat, porque entendemos que é preciso fortalecer ainda mais a luta sindical local, regional e internacional. Com união, é possível articular ações conjuntas para apoiar os trabalhadores em países onde a empresa não respeita os trabalhadores e as entidades sindicais”, afirmou Carlesso.

Crédito: Divulgação
Na terça-feira (27), reunião na sede da IndustriALL em MontevidéuNa terça-feira (27), reunião na sede da IndustriALL em Montevidéu
Na terça-feira (27), o encontro foi com o representante da IndustriALL e metalúrgicos do Uruguai

Ainda para discutir as dificuldades do Sindicatos com a montadora Fiat da região de Campo Largo, os dirigentes se reuniram com o representante da IndustriALL Global Union (entidade internacional que representa os trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis em todo o mundo), Marino Vani. A reunião, que aconteceu na terça-feira (27), também contou com a presença dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do Uruguai, Eduardo Burgos e Celso Acosta.

Ainda nesta semana, Carlesso e Iarek também se encontraram com o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) na sede do Mercosul, em Montedidéu. Recentemente, o político foi nomeado ao cargo de alto representante-geral do Mercosul. Os metalúrgicos e o deputado conversaram sobre a luta sindical entre os países do bloco, o direito à organização dos trabalhadores e as políticas de fortalecimento aos direitos da classe trabalhadora.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Campo Largo)