MENU

Dreamliner faz segundo voo teste com sucesso, diz Boeing

Publicado: 23 Dezembro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante aeronáutica americana Boeing anunciou nesta terça-feira que realizou com sucesso o segundo voo de teste do novo modelo 787 Dreamliner, uma semana após a prova inicial.

O segundo avião do programa de testes do 787, que é integrado por seis aparelhos, voou durante duas horas na manhã de hoje, após decolar do aeroporto de Paine Field, em Everett, para pousar no Boeing Field, em Seattle, destaca um comunicado da empresa.

O avião foi pintado com as cores da companhia aérea japonesa ANA --a primeira que receberá um Dreamliner, com previsão para o final de 2010.

O projeto do Dreamliner é baseado em materiais compostos, que compõem até 50% da estrutura primária do avião. Os materiais são muito mais leves que o alumínio, que compõe a fuselagem de aviões comerciais tradicionais.

A estrutura mais leve permite que o avião consuma 20% menos combustível em relação a uma aeronave comparável. A eficiência no consumo de combustível tem grande apelo entre companhias aéreas, que nos últimos anos têm enfrentado dificuldades com a volatilidade de preços.

Além disso, a Boeing afirma que os materiais compostos não entram em fadiga e por isso precisam de menos checagens de manutenção. A companhia afirma que os custos de um 787 são 30% menores do que uma aeronave comum.

O avião, que tem sido desenvolvido ao longo da primeira metade da década, tem preços de lista entre US$ 105 milhões e US$ 205,5 milhões.

Fonte: Folha de São Paulo