MENU

Renovado acordo nacional que garante PLR igual a metalúrgicos cutistas na Thyssen Elevadores

Acordo foi assinado nesta quarta (6), depois de negociação articulada pela CNM/CUT. Para presidente da Confederação, é mais um passo para a conquista do contrato coletivo nacional de trabalho.

Publicado: 07 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
-  -
Encontro para validar o acordo foi na sede da Thyssen, em São Paulo

Nesta quarta-feira (07) foi renovado o acordo coletivo nacional de trabalho de uma empresa do ramo metalúrgico, a ThyssenKrupp Elevadores. O acordo tem validade de um ano e estabelece igualdade de condições e de remuneração na Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) a todos os cerca de dois mil metalúrgicos da base cutista no país. O encontro para validar o documento aconteceu na sede da empresa, em São Paulo. 

Assim como no primeiro acordo, firmado em 2014 (leia mais aqui), a negociação foi articulada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), junto com suas federações estaduais e sindicatos de base. A renovação do acordo contempla 49% dos trabalhadores na ThyssenKrupp Elevadores no Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e em cidades e/ou regiões do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte (os outros 51% stão na base de sindicatos ligados a outras centrais sindicais).

Para o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, a renovação do acordo é mais um passo para que a categoria consiga avançar na construção do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho. “Do ponto de vista econômico, em algumas regiões os trabalhadores receberão 30% a mais do que ganharam anteriormente", explicou. "A Confederação nasceu com o objetivo de igualar direitos dos trabalhadores de todo Brasil. Este acordo mostra que é possível a igualdade de salários e direitos para todos os metalúrgicos, já que exercem a mesma função”, assinalou.

Crédito: CNM/CUT
Paulo Cayres e Adilson no ato de assinatura do acordo Paulo Cayres e Adilson no ato de assinatura do acordo
Oliveira (vermelho), Sigarini e Cayres no ato de assinatura do acordo 

Ainda segundo o presidente da CNM/CUT, o acordo também fortalece a discussão da organização no local de trabalho (OLT). “Com um diálogo pré-estabelecido com a empresa também fortalecemos a OLT e debater as condições de trabalho em cada unidade. Por meio da OLT, será possível, por exemplo, garantir que este acordoseja cumprido, além de facilitar as negociações entre trabalhadores e representantes das empresas em cada região”, contou.

Junto com Cayres, estiveram presentes no ato o secretário geral em exercício da Confederação, Loricardo de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes, a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo, Fabiana Neto dos Anjos, e o diretor da CNM/CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa, Claudir Messias Rosa. A empresa foi representada por Adilson Sigarini, diretor de Recursos Humanos da ThyssenKrupp, e Joziane Lacerda, coordenadora de Relações Trabalhistas da Thyssen Elevadores.

Segundo Sigarini, a intenção da Thyssen para os próximos anos é de aumentar o período de vigência do acordo. “Com o tempo, a gente espera renovar o acordo por quatro ou cinco anos para estabelecer regras mais estáveis aos funcionários. As mesmas condições de PLR são justas, afinal os empregados contribuem coletivamente para o mesmo objetivo”, disse.

“A CNM/CUT também foi essencial na organização e negociação do acordo. As lideranças da CUT dialogam mais com o trabalhador, facilitando a renovação do acordo”, completou Joziane.

(Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)