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EADS abre nova divisão de negócios no Brasil

Publicado: 28 Novembro, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A européia EADS, especializada em aeronáutica e defesa, acaba de abrir uma nova unidade de negócios no Brasil para atuar exclusivamente no setor de comunicação via rádio digital para uso profissional, que movimenta US$ 300 milhões por ano. A divisão, chamada EADS Secure Networks Brasil, nasce com um faturamento anual de US$ 20 milhões e dois clientes de grande porte: a Polícia Federal e a MRS Logística. Em dois anos, a empresa espera atingir um faturamento de US$ 50 milhões. Em todo o mundo, a EADS fatura 6 bilhões de euros com sistemas de comunicação (17% do total do grupo).

Inicialmente, dez funcionários serão envolvidos nos projetos em dois novos escritórios em Brasília e outro na capital paulista, onde está instalada a sede da EADS para a América Latina. A equipe será comandada pelo ex-diretor de vendas Gilson Martins. Os terminais de rádio serão importados das fábricas da companhia na Finlândia (que pertenciam a uma divisão da Nokia, comprada em 2005), na França e na Alemanha.

Para atender seus clientes antes e após as vendas, a européia está em busca de parceiros regionais, nos quais poderá inclusive comprar participações acionárias. Até o momento, duas parcerias foram fechadas, com a Imbel, indústria de material bélico do exército brasileiro, e a Celplan, empresa de engenharia de rádio baseada em Campinas. 'Adotamos mundialmente a estratégia de crescer com a colaboração de parceiros que conhecem o mercado local', afirma Martins. Para preparar a estrutura necessária de atendimento a EADS gastará US$ 2 milhões nos próximos dois anos.

O contrato com a Polícia Federal, fechado em 2005, começou a ser implantado há duas semanas. Desde então, três estações rádio base e uma sala de controle foram instaladas em Brasília. No Rio de Janeiro, serão 11 estações, sendo que cinco delas serão instaladas até o final do ano e as demais até março de 2007. Cerca de 2,8 mil terminais de rádio foram adquiridos, mas a EADS espera ampliar estes números após um eventual compartilhamento da tecnologia com as polícias estaduais.

A MRS receberá quatro estações para um trecho piloto até o final do ano, interligando Guaíba (RS) ao município de Brisamar (RJ). O contrato prevê a instalação de 75 estações ao longo dos 1,5 mil quilômetros de ferrovias da empresa até fevereiro de 2008. Está prevista ainda a entrega de 1,8 mil terminais de rádio. Este contrato, de R$ 160 milhões, será atendido em parceria com a Alstom, responsável pela integração técnica dos sistemas envolvidos no projeto. A parcela da EADS no contrato é de R$ 10 milhões, segundo Eduardo Marson, seu presidente no Brasil.

A empresa pretende avançar em setores que utilizam comunicação analógica via rádio, que ao contrário da versão digital, não permite a transmissão de dados e voz na mesma rede. 'Estimamos que 96% do mercado brasileiro está concentrado no modo analógico', diz Martins. Esta taxa é de 90% nos outros países da América Latina e próxima de 60% na Europa. Os dois maiores concorrentes da EADS no país nesta área - a Motorola e a Teltronic - trabalham com as duas tecnologias. Além do setor de segurança pública, os potenciais clientes estão na indústria pesada, como os setores de óleo e gás, siderurgia e mineração. Uma das metas da EADS é conquistar a Vale do Rio Doce como cliente.

No Brasil, a EADS tem participação na fábrica de helicópteros Helibras, na produtora de satélites Equatorial e na Embraer. Uma importante cliente no país é a TAM, que compra aviões da Airbus, controlada pela companhia.

Fonte: Valor