MENU

EADS: Airbus A380 está seis toneladas mais pesado

Publicado: 16 Março, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A Emirates, a maior cliente do A380 da Airbus, afirmou que o 'superjumbo' da construtora aeronáutica europeia ainda está 'mais pesado', fator que irá aumentar os gastos de combustível. A companhia aérea admite pedir compensações à fabricante.

'Terá um excesso de peso de seis toneladas face às especificações originais', afirmou Tim Clarck, presidente da Emirrates, citado pela Bloomberg, acrescentando que 'obviamente isto implicará um maior consumo de combustível'.

Face ao aumento, espectável do consumo de combustível, a Emirates admite vir a solicitar à Airbus, controlada pela EADS, compensações pelo sucedido.

A Emirates tem uma encomenda de 45 equipamentos A380 e irá receber o seu primeiro 'superjumbo' no próximo ano, 21 meses após o prazo inicialmente estabelecido, devido aos problemas técnicos encontrados pelos engenheiros da Airbus.

Uma porta-voz da construtora aeronáutica europeia afirmou à agência noticiosa Bloomberg que o avião está a cumprir com as performance previstas, apesar de aquando da descolagem o peso do aparelho tenha sofrido um acréscimo de 1% face às especificações originais.

'Nada mudou em relação ao peso do A380 nos últimos três anos', afirmou Barbara Kracht da Airbus, acrescentando que os testes de voo 'têm demonstrado que estamos a cumprir com as performances definidas'.

Fonte: Jornal de Negócios