MENU

EADS-Airbus: Metalúrgicos latino-americanos e europeus enviam nota de solidariedade

Publicado: 14 Março, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Durante o Encontro do Setor Aeroespacial Mercosul-União Européia, os representantes dos trabalhadores da América Latina - Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai - e Europa (Espanha), aprovaram o envio de uma nota de solidariedade aos companheiros da EADS-Airbus, que foram prejudicados com o anúncio de milhares de demissões pela empresa.

Na Europa, os trabalhadores da companhia farão protestos contra o anúncio de demissões feito há poucas semanas. As ações acontecerão em 16 plantas da empresa espalhadas na Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, na próxima sexta-feira (16).

Abaixo, a nota de solidariedade:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES NA EADS-AIRBUS DA EUROPA

Nós, trabalhadores metalúrgicos e dirigentes sindicais no setor aeroespacial no Brasil Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Espanha, reunidos de 12 a 14 de março de 2007, em São José dos Campos, SP - Brasil, no 'Encontro do Setor Aeroespacial Mercosul-União Européia', representando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores nestes seis países, dos quais 55 mil atuam no setor aeroespacial, declaramos nosso total apoio e solidariedade aos trabalhadores na EADS-Airbus da Europa em sua luta contra as 10 mil demissões anunciadas pela empresa.

A Airbus joga sobre as costas dos trabalhadores a responsabilidade de decisões gerenciais que implicaram em impactos negativos no valor de mercado da empresa.

Como trabalhadores, nós não podemos aceitar que uma empresa esteja unicamente orientada ao mercado acionário e não se preocupe com os impactos de tais demissões nas comunidades dos países onde ela atua.

Podem contar com o nosso irrestrito apoio para eventuais ações concretas de solidariedade.

Vossa luta é nossa luta!

São  José dos Campos, SP - Brasil, 14 de março de 2007.

CNM/CUT
Brasil

FM/CC.OO
Espanha

UNTMRA
Uruguay

FETIA/CTA
Argentina

CONSTRAMET
Chile

FETRAMPAR
Paraguay

Leia ainda: Terminou hoje o Encontro do Setor Aereoespacial Mercosul-União Européia

Fonte: Assessoria de Imprensa - CNM/CUT