MENU

Eads aprova a reestruturação da Airbus

Publicado: 27 Fevereiro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Grupo Eads tem acionistas franceses e alemães e controla a fabricante de aviões. Construtora aeronáutica passa por dificuldades financeiras.

O conselho de administração do grupo franco-alemão Eads aprovou nesta segunda-feira (26) o plano de reestruturação de uma de suas filiais, a construtora aeronáutica Airbus. A Airbus passa por dificuldades financeiras por causa das falhas técnicas no 'superjumbo' A380, que teve a entrega por diversas vezes adiada.

'O conselho de administração da Eads aprovou por unanimidade o Power8, o projeto de recuperação da Airbus', indicou o grupo.

Após a apresentação do projeto aos acionistas, a Eads e a Airbus comunicarão os detalhes deste plano, de acordo com a nota da controladora da fabricante de aeronaves. A nota não menciona quando exatamente o plano será posto em prática.

O anúncio das mudanças administrativas, previsto inicialmente para 20 de fevereiro, foi adiado no último momento devido aos desacordos entre os acionistas da Eads (Grupo Europeu da Aeronáutica, Defesa e Espaço).

EADS deve detalhar amanhã plano de reestruturação da Airbus

A EADS, controladora da fabricante européia de aviões Airbus, vai anunciar amanhã seu plano de reestruturação para sua subsidiária, que deve incluir, entre outras medidas, um grande número de demissões e a venda de algumas fábricas.Com os negócios bastante prejudicados pelos atrasos no programa do superjumbo A380 e pelo dólar fraco frente o euro, a Airbus tem necessidade urgente de reduzir seus custos e fortalecer suas finanças para continuar fazendo frente à norte-americana Boeing, sua principal adversária no mercado.

No ano passado, a companhia foi bastante afetada por esses atrasos na produção, além de ter sido prejudicada por falhas em seu outro programa, o do A350, considerado ruim por potenciais clientes. Isso forçou a Airbus a reformular totalmente o projeto, ao custo de mais de 10 bilhões de euros, e atrasar o lançamento do avião para 2012, cinco anos após a entrada em serviço do Boeing 787 Dreamliner, que será o concorrente mais próximo.Em nota, a EADS disse que a diretoria da empresa aprovou a proposta de reorganização para a fabricante européia de aviões.

A expectativa é de que o plano contemple um grande número de demissões e, possivelmente, a venda de fábricas na Alemanha e na França. Pode haver cortes de pessoal na Espanha e no Reino Unido.'O sr. Gallois vai participar de uma entrevista coletiva após se encontrar com o conselho de trabalho europeu em Toulouse', disse um porta-voz da Airbus, falando do executivo-chefe da companhia, Louis Gallois, que também é co-executivo-chefe da EADS.

O plano de reestruturação estabelece uma redução de custos de pelo menos 2 bilhões de euros em 2010, além de geração de fluxo de caixa adicional de 5 bilhões de euros deste ano até aquela data.Por divergências entre controladores alemães e franceses da companhia, o anúncio dos detalhes do plano foi adiado pelo menos duas vezes.Na página eletrônica da publicação Die Welt, o programa de reestruturação deve envolver a perda de 7,7 mil empregos, com 4,2 mil deles na França e 3,5 mil na Alemanha.

O jornal francês Les Echos divulgou que duas plantas serão passadas adiantes na Alemanha e outras duas na França.Na semana passada, o primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, disse que a Airbus iria demitir 10 mil trabalhadores. Ele afirmou, porém, que a maioria das vagas seria eliminada em empresas fornecedoras.

Federação Européia dos Metalúrgicos teme demissões na EADS

Os sindicatos ameaçaram entrar com uma ação nesta terça-feira temendo que o problema possa afetar os 10 mil postos na problemática subsidiária da EADS.

'Nós tememos que vá além de 10 mil...Nós tememos seriamente que 10 mil trabalhos sejam perdidos', disse o cabeça da European Metalworkers Federation, Peter Scherrer em uma conferência de imprensa.

Fontes: G1, Valor e Reuters