EADS: assembleia-geral agita acionistas da empresa

Publicado: 07 Maio, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A EADS começou esta sexta-feira uma assembleia-geral de acionistas que se prevê muito agitada. A reunião acontece em plena crise, causada pelos atrasos nas entregas do Airbus A380.

O co-presidente alemão da casa-mãe da Airbus, Ruediger Grube, foi alvo das críticas dos pequenos acionistas, ao dizer que os executivos de topo não são responsáveis por esta crise. Grube disse que 'o grupo aceredita que vai recuperar todo o tempo perdido e poder assim criar valor para os acionistas'. No entanto, a administração não conseguiu chegar a acordo sobre um dividendo.

Com a crise, os números da EADS caíram a pique. Depois de uma recuperação que durou três anos, o lucro líquido caíu 94% em 2006, dos 1,67 mil milhões de euros para apenas 99 milhões.

Além da questão dos dividendos, os pequenos accionistas, e sobretudo os trabalhadores, estão indignados com a indemnização milionária paga ao antigo patrão Noel Forgeard.

A Airbus está em pleno processo de eliminação de 10 000 postos de trabalho.

Um sindicalista diz que 'no setor da aeronáutica vai acontecer o mesmo que já se passou com o automóvel. Dentro de alguns anos, todos os sectores que funcionam em França vão estar deslocalizados'.

Depois de ter ganho várias centenas de milhões com a venda de ações antes dos escândalos com o A380, Forgeard saíu da empresa com uma indenização de 8,5 milhões de euros.

Fonte: Euronews