MENU

EADS: Estrategista-chefe deixa empresa por divergência de opinião

Publicado: 11 Junho, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A European Aeronautic Defence & Space (EADS), anunciou hoje a troca de seu estrategista-chefe. A mudança na direção da empresa, que enfrenta dificuldades por conta de falhas e atrasos em sua subsidiária Airbus, foi causada por um desacordo entre o executivo e a direção da EADS.

Conforme nota divulgada pela companhia, o estrategista-chefe, Jean-Paul Gut, está saindo por 'divergências de opinião sobre a organização das funções de vendas e marketing dentro do grupo' com o restante da direção.

Mudanças de funcionários na companhia têm se tornado comuns nos últimos meses, alimentadas pela grave crise pela qual passa a fabricante de aviões Airbus. A subsidiária enfrenta há mais de um ano diversos problemas relacionados à sua operação, que minaram sua rentabilidade e sua credibilidade junto aos clientes.

O pivô da crise é o programa do superjumbo A380, que, por falhas de projeto e de operacionalização da linha de montagem, está atrasado em mais de um ano. Foram três os anúncios da Airbus afirmando que não entregaria os aviões no prazo em apenas 12 meses. Com isso, muitas companhias cancelaram pedidos, trazendo enormes prejuízos à empresa. Para piorar, nesse intervalo, a Airbus ainda perdeu a liderança do mercado de aviões comerciais para a arqui-rival Boeing.

Como se não bastasse o problema do A380, novas falhas de projeto em outro programa, o do A350, trouxeram ainda mais prejuízos para a Airbus, que representa mais de 60% do faturamento da EADS. Considerado muito apertado e pouco econômico pelos compradores, o projeto inicial do avião teve de ser completamente reformulado. Isso atrasou seu lançamento em pelo menos cinco anos e elevou em alguns bilhões de euros os gastos do grupo europeu.

Por conta disso, em apenas seis meses, a EADS trocou três vezes o comando da Airbus, demitindo um dos executivos-chefes contratados no período em menos de três meses.

No lugar de Gut, entra Marwan Lahoud, até então executivo-chefe da MBDA, outra subsidiária da EADS, que fabrica mísseis militares. Gut permanece no conselho de administração da empresa até 1º de outubro, quando se desliga definitivamente do grupo.

A troca também vai causar modificações em cascata nas outras subsidiárias da EADS: para a vaga de Lahoud, entra Antoine Bouvier, executivo-chefe da Astrium Satellites. Ele deixa o lugar para Evert Dudok, chefe da Astrim Space Transportation, que agora será comandada por Alain Charmeau.

Gut estava na companhia há 24 anos, tendo servido no grupo Matra e na Aerospatiale, que depois formaram a EADS.

Fonte: Valor