MENU

EADS garante que reestruturação da Airbus será `justa e equilibrada´

Publicado: 05 Fevereiro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo europeu de aeronáutica e defesa EADS assegurou hoje que o plano de contenção previsto para a filial Airbus será justo e equilibrado entre os países que possuem fábricas do fabricante de aviões.

O co-presidente alemão da EADS, Thomas Enders, quer que o programa para redução de custos na Airbus, o Power 8, seja aplicado de forma equilibrada e assegurou que não partilha a convicção de que se evitará prejudicar a França, disse um porta-voz do grupo.

Segundo a fonte, Enders espera que o Power 8 origine uma redução de custos e faça mudanças estruturais, no que é apoiado pelo fabricante automóvel DaimlerChrysler, accionista do grupo.

O ministro da Economia alemão, Michael Glos, disse no fim-de-semana que a Alemanha retirará as encomendas à EADS se parte da produção for transferida para França e sublinhou que a Alemanha deve continuar como centro de alta tecnologia do fabricante europeu de aviões.

Cerca de 24.500 trabalhadores da Airbus na Alemanha manifestaram-se na sexta-feira contra possíveis despedimentos e transferências da produção decorrentes do plano Power 8, que poderá vir a eliminar entre 5.000 e 8.000 empregos nesse país, segundo o comité de empresa.

A EADS divulgará no próximo dia 20 os pormenores do programa, que prevê reduzir os custos da Airbus em 2.000 milhões de euros anuais a partir de 2010, para combater os problemas financeiros provocados pelo atraso no programa de fabrico do gigante da aviação civil A380.

Um dos porta-vozes do Governo alemão, Thomas Steg, insistiu hoje que os cortes na Airbus, que reconheceu serem necessários, devem ser 'transparentes e justos'.

Fonte: Diário Economico