MENU

EADS volta ao lucro no 4º trimestre de 2010

Publicado: 09 Março, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A gigante europeia aeroespacial EADS NV revelou nesta quarta-feira que despesas menores com programas atrasados como o avião de transporte militar A400M ajudaram a empresa a voltar ao lucro no quarto trimestre de 2010. Entretanto, a controladora da Airbus prevê lucro estável neste calendário.

A EADS reportou que ganhou 355 milhões de euros nos três últimos meses de 2010, em comparação com um prejuízo de 1,1 bilhão de euros em mesmo período do exercício anterior, quando custos crescentes relativos à aeronave de transporte militar e ao superjumbo A380 pesaram no resultado.

O diretor financeiro da companhia, Hans Peter Ring, disse que a EADS também se beneficiou de "virada impressionante no mercado comercial, especialmente em mercados em desenvolvimento".

Os investidores receberam bem os números apesar da projeção de lucro operacional estável neste ano, de 1,3 bilhão de euros antes de itens não recorrentes.

Uma avaliação mais detalhada no comunicado financeiro da EADS mostra que a Airbus recebeu pedidos por 574 novos aviões no ano passado valendo US$ 74 bilhões a preço de catálogo, superando sua concorrente americana Boeing pelo terceiro ano consecutivo. Uma forte recuperação no mercado de aviação, especialmente em países asiáticos de rápido crescimento, impulsinou a onda de novas encomendas das companhias aéreas.

Hoje, a Cathay Pacific Airways, maior aérea de Hong Kong, anunciou um pedido de 27 novos jatos, sendo 17 da Airbus e 10 da Boeing.

Ontem, a ILFC, maior empresa de leasing de aeronaves do mundo, anunciou planos de comprar 100 jatos A320neo, em um pacto que pode chegar a US$ 9 bilhões a preço de catálogo.

No ano completo, a EADS teve lucro de 553 milhões de euros e vendas de 45,8 bilhões de euros. A companhia disse que vai entregar entre 520 e 530 aeronaves este ano, acima dos 510 aviões do exercício anterior.

Fonte: Associated Press