MENU

Eixos e suspensões: Ceva adquire ativos da Delphi em Gravataí

Publicado: 18 Março, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Ceva Logistics, por meio da sua subsidiária AV Manufacturing, comprou da Delphi a operação de montagem dos eixos e suspensões do Celta e do Prisma na planta da General Motors em Gravataí, RS. O valor total do investimento é R$ 8 milhões e inclui prédios, equipamentos e toda a estrutura que a Delphi possuía no local.

Além de montar os componentes, a companhia também será responsável pela compra a armazenagem e sequenciamento, com as entregas feitas just-in-time para a GM.

O gerente de desenvolvimento de negócios da Ceva, Ruy Nogueira, conta que não é a primeira operação da companhia nestes moldes na América Latina: desde 2006 a AVM faz a montagem dos motores dos mesmos modelos na fábrica gaúcha da GM.

A Ceva é a única operadora logística a ter esse tipo de negócio na América do Sul. A companhia faturou no ano passado R$ 496 milhões no Brasil, crescimento de 15% sobre o resultado de 2007.

O controle das duas operações torna a companhia um dos principais sistemistas em Gravataí. A aquisição junto à Delphi dobrou o número de funcionários da Ceva no local, agora são duzentos trabalhadores.

Segundo Nogueira há outras negociações para aquisições de operações deste tipo no Brasil. A posição da Ceva diante da crise mundial é otimista, até porque é na logística que as empresas buscam soluções para corte de custos: "A crise faz surgir novos negócios e oportunidades para nós".

Fonte: Autodata