MENU

Eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira começam nesta terça-feira (16)

Publicado: 15 Agosto, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Chapa 3  da CUT está na disputa da eleição

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto acontecem as eleições no Sindicato dos Metalúrgicos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e Eletroeletrônico de Limeira, Rio Claro e Região.

Três chapas estão na disputa desta eleição: Chapa 1 – Intersindical (direção atual), Chapa 2 – apoiada por alguns sindicatos da Força Sindical, e a chapa 3 – “Lutar Resistir e Conquistar” – chapa da CUT e dos trabalhadores.
Base
O Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região é composta por 8 cidades: Limeira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Iracemápolis, Itirapina, Ipeúna e Corumbataí e concentra cerca de 177.010 trabalhadores; 82.164 em Limeira, 64.450 em Rio Claro e o restante nas outras cidades da região. 38,2% deste trabalhadores estão empregados na indústria.

Histórico
Em 1997, por divergências no processo de negociação, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e Região suspendeu o pagamento da mensalidade para a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Na atual gestão realizaram uma assembleia para consultar a categoria sobre a desfiliação da CUT. Com casa cheia, os trabalhadores e trabalhadoras decidiram manter o Sindicato filiado à CUT por 110 contra 88 votos.

Neste período a direção majoritária tentou impedir a atuação dos cutistas nas lutas cotidianas dos trabalhadores, cortando liberações e agendas, e difamando a CUT e os dirigentes nas bases, mas o grupo resistiu atuando como direção, liderando várias negociações vitoriosas nas fábricas e se organizando enquanto Metalúrgicos da CUT, que desembocaram na formação da Chapa 3 da CUT para o processo eleitoral.

O Ramo Metalúrgico da CUT – Federação dos Metalúrgicos da CUT de São Paulo (FEM-CUT/SP) e Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), e a CUT-SP acompanham e auxiliam a resistência cutista em Limeira e estão com a Chapa 3 da CUT.

(Fonte: assessoria de imprensa da  FEM-CUT/SP)