MENU

Eletroeletrônica: Siemens tem crédito para nove meses

Publicado: 02 Fevereiro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A definição de antecipação de IRPJ e CSLL apenas com recursos do caixa já incomoda companhias com estoque de créditos e resultado sazonal. É o caso da Siemens, grupo de eletroeletrônica, que trabalha com balanço de suspensão e/ou redução, fazendo antecipação mensal dos tributos e até então utilizando créditos gerados anteriormente.

"Agora, vamos ter que pagar com dinheiro do caixa", diz Emerson Wesley Dias, gerente de contabilidade do grupo. Algumas companhias já tiveram que fazer o desembolso em dezembro, mas para a Siemens o processo começou em janeiro. Isso porque, no mês de dezembro, com receitas menores devido à sazonalidade do negócio e pagamentos de juros de longo prazo, a empresa teve prejuízo - isentando o pagamento dos impostos.

A companhia não abre números, mas afirma que cerca de 4% do faturamento anual é o montante de crédito que detém. "O volume pagaria de nove a dez meses de tributos por compensação, sem necessidade de uso de caixa", afirma Dias. Justamente pela sazonalidade do negócio, com pico em setembro e meses seguintes com possível baixa, não seria benefício para a empresa passar para a apuração trimestral - única alternativa para manter uso dos créditos. "Não temos faturamento constante, então alguns períodos podem ser de resultado negativo", explica o gerente. A mudança de formato faria a empresa pagar mais tributos.

Fonte: Gazeta Mercantil