MENU

Araçariguama (SP): metalúrgicos na Gerdau se solidarizam com trabalhadores de Ouro Branco

Publicado: 24 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Sind Met Sorocaba
Loricardo (esq) no ato dos trabalhadores em AraçariguamaLoricardo (esq) no ato dos trabalhadores em Araçariguama
Loricardo (esq.) no ato dos trabalhadores em Araçariguama

Os metalúrgicos na Gerdau de Araçariguama, na região de Sorocaba (SP), realizaram nesta quinta-feira (24) ato de solidariedade aos trabalhadores na planta de Ouro Branco (MG) da empresa, onde um acidente no dia 15 matou dois funcionários e deixou outros 10 feridos. Depois de fazerem um minuto de silêncio em memória das vítimas, os metalúrgicos aprovaram a proposta de lutar por um acordo coletivo nacional que garanta a organização no trabalho com saúde e segurança em todas as plantas da empresa e também no segmento de siderurgia.

O acidente do dia 15 foi o terceiro em nove meses na unidade de Ouro Branco. A explosão ocorreu quando um grupo trabalhava na manutenção da parte inferior da coqueria 2 da usina – um forno em que se produz o coque, derivado de carvão mineral essencial à fabricação do aço, causando a morte de Fernando Alves Peixoto, de 40 anos, e de Cristiano Rodrigo Marcelino, de 35, funcionário da Convaço (empresa terceirizada) e deixando 10 pessoas feridas, duas em estado grave. No ano passado, acidentes na usina em novembro e em dezembro provocaram cinco mortes.

O coordenador da Rede Mundial de Trabalhadores na Gerdau, Loricardo de Oliveira - que também é secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) - participou da atividade desta quinta e elogiou a iniciativa dos trabalhadores de Araçariguama. "Atos como este são muito importante porque, além de expressarem a solidariedade de classe, servem de estímulo à luta por acordo nacional na empresa e na siderurgia e de alerta à empresa. É inadmissível que os trabalhadores na Gerdau continuem sendo vítimas da imposição por metas de produção, pagando com a vida ou com sequelas físicas e psicológicas", assinalou Loricardo durante o ato.

Crédito: Foguinho/Sind Met Sorocaba
Leandro Soares: é preciso resistir à reforma trabalhistaLeandro Soares: é preciso resistir à reforma trabalhista
Leandro Soares: é preciso resistir à reforma trabalhista

Já Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (que engloba os trabalhadores da base de Araçariguama), lembrou que a reforma trabalhista do governo golpista vai piorar muito as condições de trabalho e que a única alternativa é impedir que ela seja implantada. "Não vamos permitir que nenhum direito seja arrancado e que os trabalhadores sejam as vítimas da ganância por lucros das empresas. Por isso, nesta campanha salarial, é muito importante lutar para garantir as convenções coletivas de trabalho", afirmou Soares. 

A proposta de lutar contra a implantação da reforma trabalhista na base foi aprovada por unanimidade pelos metalúrgicos na Gerdau de Araçariguama. O Sindicato, inclusive, lançou uma campanha sobre a importância das convenções coletivas como instrumentos contra a precarização de direitos.

A data-base dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo é 1º de setembro e a categoria está em campanha salarial. Confira na página do facebook da entidade, clicando aqui.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)