MENU

ABC: em assembleia, trabalhadores na Volkswagen aprovam estado de alerta após anúncio de excedente

Publicado: 06 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
--
Trabalhadores paralisaram as atividades por duas horas

Os trabalhadores do setor administrativo e horistas indiretos da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), paralisaram as atividades por duas horas nesta quinta-feira (5). Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, eles aprovaram o estado de alerta e a disposição de luta caso haja ameaça aos empregos. Há cerca de um mês, a montadora anunciou ao Sindicato a existência de um excedente de 1.060 trabalhadores destes setores e a necessidade de iniciar um processo de reestruturação nestas áreas. Depois disso, não fez mais nenhum contato com a entidade.

De acordo com o secretário geral do Sindicato e trabalhador na Volkswagen, Wagner Santana, a assembleia teve como objetivo conversar com os trabalhadores e discutir o posicionamento a ser adotado. “A empresa anunciou o excedente e não nos chamou para iniciar nenhuma discussão de alternativas, o que está deixando os trabalhadores inseguros. Nós entendemos que há instrumentos de proteção previstos nos acordos já firmados que dão conta de resolver essa questão. Qualquer outro encaminhamento tem de ser negociado com o Sindicato. Não aceitaremos decisões unilaterais”, destaca.

Atualmente a fábrica da Volkswagen em São Bernardo tem, ao todo, 10,5 mil trabalhadores. Atualmente cerca de 2 mil estão sob o regime de layoff e 7,3 mil estão no Programa de Proteção ao Emprego (PPE), com jornada reduzida em 20%.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)

ABC