MENU

Em Bogotá, dirigentes debatem fortalecimento das redes sindicais

Publicado: 24 Setembro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Grupo de sindicalistas se reuniu em Bogotá

Foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro o encontro do Macrossetor de Energia, Mineração e Metais básicos, promovida pela IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria). A atividade, que contou com a participação de 50 dirigentes sindicais, aconteceu em Bogotá, capital da Colômbia.

Um dos principais objetivos do encontro foi traçar um diagnóstico da conjuntura geopolítica dos três setores, discutir desenvolvimento sustentável e transição energética, mapear e analisar a organização sindical e definir um plano de ação frente as ameaças à classe trabalhadora.

De acordo com o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), Loricardo de Oliveira, que participou do encontro, o grande desafio dos trabalhadores é ampliar a luta sindical por meio das redes. “Entre os encaminhamentos da reunião estão em apoiar a consolidação das redes Gerdau, ArcelorMittal e Tenaris / Ternium, promover o intercâmbio entre as três redes principalmente em relação à segurança. O trabalho de rede sindical é uma das políticas da CNM/CUT. Entendemos que será através delas que conseguiremos garantir um acordo nacional de trabalho”, disse.

Para ele, além de discutir os rumos da indústria e a organização no local de trabalho, é fundamental debater a política de governos cada vez mais conservadores na América Latina. “As eleições deste ano Brasil e no próximo ano na Argentina são importantes para definir qual indústria vamos ter em seus respectivos países e também no nosso continente. Este futuro político vai definir o que a classe trabalhadora irá enfrentar nos próximos anos”, finalizou.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT, com informações da IndustriALL Global Union)