MENU

Em defesa da jornada de 40 horas, CUT convoca Dia Nacional de Mobilização

Data escolhida foi 18 de abril e caberá às entidades filiadas e aos ramos organizarem ações nesse dia para pressionar o Congresso a votar a PEC da redução da jornada.

Publicado: 22 Março, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

 

CampanhaCampanha
 

A CUT e suas entidades filiadas estão convocando para 18 de abril um Dia Nacional de Mobilização em defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (21) na reunião ampliada da direção executiva nacional da Central, que contou com a participação de representantes das entidades de todos os ramos. “O Dia Nacional de Mobilização é um desdobramento da Marcha a Brasília que realizamos em 6 de março. Na reunião, os dirigentes da Central e dos ramos entenderam que, passada a Marcha, é preciso intensificar a luta em favor de reivindicações históricas e a primeira delas é a da jornada de 40 horas”, explicou Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

Segundo ele, ficará a critério dos ramos, das CUTs Estaduais e dos sindicatos de base a forma com que serão conduzidas as manifestações no Dia Nacional de Mobilização. “Há segmentos que organizarão greves, outros farão atos públicos e passeatas. O importante é que de norte a sul do país, esse dia seja um marco na luta pelas 40 horas, para pressionar o Congresso Nacional a colocar a PEC sobre o tema em votação”, complementou  Paulão, que também integra a direção nacional da CUT.

Sobre a Marcha a Brasília, a direção nacional da CUT emitiu nesta sexta-feira (22) uma nota oficial, esclarecendo sobre os resultados obtidos após a atividade e que a Central não está convocando nenhuma nova Marcha (veja aqui).

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)