MENU

Em Genebra, CNM/CUT discute impactos da indústria 4.0

Publicado: 19 Junho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Atividade aconteceu na Suíça nos dias 13 e 14 de junho

A quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, foi tema do encontro da IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria, em Genebra, na Suíça. A atividade reuniu representantes de diversos países nos dias 13 e 14 de junho.

Participaram do encontro representantes dos trabalhadores na indústria da Austrália, Finlândia, França, Alemanha, Índia, indonésia, Itália, Japão, Holanda, Nigéria, Singapura, Espanha, Bélgica, Suíça e Brasil.

De acordo com o coordenador do Coletivo Nacional de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Maicon Vasconcelos, que esteve presente no encontro, as cadeias de produção serão autônomas e consequentemente reduzirá empregos. “A tecnologia é sempre bem-vinda, mas precisamos discutir como será o novo modelo de trabalho e como os sindicatos vão intervir neste processo. O futuro do emprego é preocupante se a gente não participar das decisões sobre este tema”, avaliou. “Além disso, não podemos deixar o olhar social de lado, já que essas novas tecnologias também precarizam a mão de obra”, completou.

O coordenador também aproveitou para denunciar o desmantelamento da indústria brasileira após o golpe contra a democracia brasileira. “As medidas do governo golpista de Michel Temer quer transformar o Brasil em um país produtor de commodities, ou seja, um país sem indústria, além disso retiram direitos trabalhistas conquistados com muita luta”, afirmou.

Ainda segundo Vasconcelos, ao final da atividade foi elaborado um documento com os representantes que servirá de base para as discussões na conferência global, que acontece em outubro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)