MENU

Em Guararema (SP), seminário internacional reúne jovens sindicalistas na Ford

Publicado: 10 Outubro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Mesa de abertura teve a participação do presidente da CNM/CUT

Começou neste domingo (8), o Seminário de Jovens Sindicalistas na Ford do Brasil, Alemanha e Argentina. O encontro, que se estende até sexta-feira (14), acontece na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP). O objetivo do encontro é a troca de experiências entre os jovens da montadora nos três países.

Ao longo da semana, o grupo de jovens sindicalistas também vai discutir os desafios do movimento sindical e estruturas e políticas para juventude nos seus respectivos sindicatos. Além disse,  vão visitar a Karmann Ghia, no ABC Paulista,  e o museu da Resistência, que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo.

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, participou da abertura do evento e reforçou a importância da união dos trabalhadores em todo o mundo. “A união da classe trabalhadora é essencial para enfrentarmos este governo golpista. Temos que lutar juntos contra o retrocesso de direitos, como a PEC 241 que congela os gastos públicos por 20 anos”, afirmou.

Crédito: Divulgação
- -
Participam do encontro jovens sindicalistas na Ford do Brasil, Argentina e Alemanha


ENFF
No início desta tarde, os jovens conheceram a estrutura da ENFF. O nome Florestan Fernandes é uma homenagem a um dos maiores pensadores brasileiros, que tinha como princípio colocar o conhecimento a serviço da libertação da classe trabalhadora brasileira.

Atualmente, a escola é dirigida por militantes e educadores populares do MST e realiza cursos para os movimentos sociais brasileiros e da América Latina. A escola recebe o apoio de 500 professores voluntários nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Sociologia Rural, Economia Política da Agricultura, História Social do Brasil, Conjuntura Internacional, Administração e Gestão Social, Educação do Campo e Estudos Latino-americanos.

Além disso, oferece cursos superiores e de especialização, em convênio com mais de 35 universidades (por exemplo, Serviço Social e Direito) e mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, por meio de convênio com a UNESP e Cátedra UNESCO de Educação do Campo. A ENFF também mantém convênio com mais de 15 escolas de formação em outros países.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)