MENU

Em Mariana (MG), seminário debate adoecimento e acidentes de trabalho

Publicado: 27 Abril, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
 Seminário está sendo realizado em Mariana (MG)

O Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalho de Minas Gerais e o Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais escolheram as cidades de Ouro Preto e Mariana para realizar, de terça-feira (26) até esta quinta-feira (28), o Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador. As atividades do Seminário têm o objetivo de homenagear os cidadãos e trabalhadores afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do país.

No primeiro dia de atividade, os participantes visitaram Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, que ficou totalmente destruído após o acidente. Já durante toda esta quarta-feira foram debatidos temas como desafios para saúde pública, determinantes sociais e ambientais do marco regulatório da mineração, os efeitos e desdobramentos do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, entre outros.

Além disso, nesta quinta-feira (28) está programada uma homenagem em memória às vítimas de acidentes de trabalho da Samarco. A data de 28 de abril é lembrada em todos os países como o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”.

Está participando do Seminário pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) o secretário de Saúde, Ricardo Ferreira. “O 28 de abril é uma data para reafirmar a nossa luta por condições dignas no local de trabalho. O compromisso do movimento sindical é impedir e prevenir para que estes acidentes de trabalho não aconteçam”, afirmou o dirigente.

(Fonte: Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador, com informações da CNM/CUT)