MENU

Em Minas Gerais, sindicatos e federação debatem plano de ação para formação

Publicado: 14 Maio, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Em Minas Gerais, sindicatos e federação debatem plano de formação Em Minas Gerais, sindicatos e federação debatem plano de formação
Encontro reuniu dirigentes de sindicatos, da FEM e da CNM/CUT

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais (FEM/CUT-MG) promoveu nesta terça-feira (13) o II Encontro dos Secretários de Formação dos Sindicatos da categoria. A atividade, realizada na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte, teve como objetivo elaborar um plano de formação de acordo com as especificidades da região, propor ações conjuntas com outras secretarias, como Mulheres e Juventude e fortalecer o papel dos sindicatos e federações na formação e qualificação de dirigentes e novas lideranças.  

A atividade contou com a presença da secretária de Formação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Michele Ciciliato, e teve a participação de dirigentes da FEM/CUT-MG e dos sindicatos de Metalúrgicos de Matozinhos, Belo Horizonte e Contagem, Extrema, João Monlevade, Ipatinga, Vespasiano e Santa Luzia.

A formação dos cipeiros - funcionários que participam das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) -, está entre as principais atividades propostas para o plano de ação. E para otimizar a formação desses trabalhadores, os sindicatos de Matozinho, Santa Luzia e Vespasiano irão realizar uma ação conjunta.

A secretária de Formação da CNM/CUT destacou ainda que o encontro deu início ao debate da proposta do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para a Reforma Política. Os participantes decidiram abrir espaço para a discussão do tema na Plenária da Federação de Minas Gerais, que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho.

Outra atividade importante definida será a realização de um seminário estadual sobre PLR (Participação sobre os Lucros e/ou Resultados) em novembro. Os participantes tambpem avaliaram que é importante fortalecer os programas de formação da CUT, como o de ORSB (Organização e Representação Sindical de Base) e o NCC (Negociação e Contratação Coletiva).

(Fonte:  assessoria de imprensa da CNM/CUT)