MENU

CNM/CUT repudia ataque da Polícia Militar aos professores do Paraná

Em nota, Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT condena truculência do governo de Beto Richa (PSDB) contra os educadores.

Publicado: 30 Abril, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Ataques da PM deixaram 213 feridos  

Nesta quinta-feira (30), a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) divulgou uma nota de repúdio condenando os ataques da Polícia Militar aos professores do Paraná.  A categoria, em greve há mais de 40 dias, estava realizando um protesto pacífico em frente à Assembleia Legislativa, contra a medida aprovada pelo governador Beto Richa (PSDB), que confisca a previdência dos professores para pagar dívidas do Estado. Segundo a Prefeitura de Curitiba, 213 pessoas ficaram feridas, em mais de duas horas em conflito, com uso de bombas e tiros de balas de borracha.

Confira a nota completa:

"Os metalúrgicos e metalúrgicas da CUT repudiam veementemente as agressões praticadas pela polícia militar contra os professores e professoras e trabalhadores e trabalhadoras da educação no Paraná. Causa-nos perplexidade que tais cenas de violência e repressão venham à tona às vésperas do 1º de maio, quando se comemora do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. No entanto, o truculento governo de Beto Richa (PSDB) demonstrou, mais uma vez, que nas administrações tucanas a educação é tratada com descaso e violência.

O dia 29 de abril de 2015 entrará para a história como uma data a se lamentar. O governo do Paraná ultrapassou todos os limites da civilidade, moralidade e humanidade. O desprezível exemplo de abuso de autoridade - protagonizado por Beto Richa e pelo secretário de Segurança Pública Fernando Francischini – é uma mancha deplorável na história de toda a classe trabalhadora.

As imagens são chocantes e envergonham. Cenas como estas nos lembram a violência e censura do período da ditadura militar no Brasil. Este massacre da PM aos nossos professores e professoras é um total desrespeito ao Estado Democrático de Direito e sobrepõe ao direito de milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

A Confederação manifesta seu total apoio e solidariedade aos educadores do Paraná. Juntos somos mais fortes!

Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT
 

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)