MENU

Embraer participa de reunião com ministro da defesa da Colômbia

Encontro foi o primeiro passo nas negociações para definir a participação da Colômbia no programa de desenvolvimento do jato KC-390

Publicado: 02 Setembro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Embraer participou hoje, em Brasília, de cerimônia de assinatura da Declaração de Intenções entre os Ministros da Defesa do Brasil e da Colômbia. O documento visa a participação do país vizinho no programa de desenvolvimento e na produção do jato de transporte militar KC-390.

Este é o primeiro passo nas negociações bilaterais que definirão os termos e condições da participação da Colômbia no programa, segundo a Embraer. Isso poderá resultar na implantação de uma fábrica de pecas usinadas naqueles país para atender ao mercado aeronáutico, e na aquisição, por parte do Governo Colombiano, de 12 aviões KC-390, segundo a empresa.

"A Colômbia foi o cliente lançador do Super Tucano no mercado internacional, e muito nos honra vê-la novamente junto a nossa companhia, agora fazendo parte deste ambicioso projeto que é o KC-390", disse Orlando Jose Ferreira Neto, vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de defesa, em comunicado ao mercado. "O desenvolvimento de um pólo de competência aeronáutica na Colômbia fortalecera ainda mais a cooperação entre as bases tecnológicas e industriais de defesa de ambos os países", afirmou.

Desde 1992, a Forca Aérea Colombiana (FAC) opera 14 aviões Tucano, empregados no treinamento de pilotos, e duas aeronaves EMB 110 Bandeirante, utilizadas para o transporte de pessoal. A estas aeronaves soma-se a frota de 25 aviões turboélices Super Tucano de treinamento e ataque leve. Na área de aviação comercial, a empresa aérea estatal colombiana Satena (Servicio Aereo a Territórios Nacionales), opera cinco jatos ERJ 145 e dois jatos Embraer 170, respectivamente para 50 e 76 passageiros, atendendo 43 destinos em todo o território colombiano.

Somadas, as intenções de compra das forcas aéreas de Colômbia, Chile e Brasil, totalizam 46 aeronaves KC-390, sendo 28 por parte da FAB, 12 pela FAC e outros seis pela Forca Aérea do Chile (FACH).

Fonte: Exame