MENU

Embraer vai modernizar 11 caças da Força Aérea Brasileira

Acordo também inclui o fornecimento de mais um simulador de voo dessa aeronave

Publicado: 14 Abril, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram contrato para a modernização de 11 caças F-5 e o fornecimento de mais um simulador de voo dessa aeronave em continuidade ao contrato assinado no ano 2000.

Estes aviões adicionais, recentemente adquiridos pela FAB, terão a mesma configuração dos 46 iniciais em processo final de atualização. O início das entregas deste segundo grupo de caças modernizados está previsto para 2013. A empresa não informou o valor do contrato.

Segundo a Embraer, os caças F-5E (monoposto) e F-5F (biposto) foram incorporados pela FAB a partir da década de 1970. O programa de modernização tem como foco fornecer à aeronave sistema de guerra eletrônica de última geração, sistema de reabastecimento em voo e maior capacidade operacional, estendendo a vida útil do avião por pelo menos mais 15 anos, entre outros itens.

"A modernização deste segundo grupo de F-5 consolida nossa estratégia de prestação deste tipo de serviço, posicionando-nos em um nicho de mercado importante para o cliente no longo prazo", afirma em comunicado o vice-presidente Comercial da Embraer Defesa e Segurança, Orlando José Ferreira Neto.

Fonte: Agência Estado